Patrocínio

Quando se está com febre, é indicado tomar banho quente ou frio?

Muitas pessoas questionam se um banho frio ajuda a diminuir a febre, mas na verdade, a água fria só faz aumentar a temperatura do corpo. Saiba o que fazer

7 ago 2022 - 20h00
(atualizado em 8/8/2022 às 13h18)

Quando se está com febre, é indicado tomar banho quente ou frio? Essa dúvida atinge muitas pessoas, e pode levar a tentativas equivocadas para baixar a temperatura corporal. É importante saber o que os médicos dizem, e entender o que causa a febre e como detê-la.

A febre é uma parte de uma resposta geral do sistema imunológico do corpo, e geralmente é causada por uma infecção. Apesar do desconforto, geralmente não é motivo de preocupação, desaparecendo em poucos dias.

Publicidade

A temperatura corporal varia ligeiramente de pessoa para pessoa e em diferentes momentos do dia. A temperatura média tem sido tradicionalmente definida como 37 ºC. A temperatura de 37,8ºC ou mais já pode ser considerada uma febre. Dependendo do que está causando a febre, outros sinais e sintomas podem incluir:

  • Sudorese
  • Calafrios e arrepios
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares
  • Perda de apetite
  • Irritabilidade
  • Desidratação
  • Fraqueza geral
Foto: DC_Studio/Envato Elements / Canaltech

Mas então. Banho quente ou frio? O ideal é que não se aposte em nenhum dos dois! Embora um banho frio para febre possa parecer uma boa ideia, ao resfriar a pele e induzir tremores, a água fria pode aumentar a temperatura corporal central, que é justamente o oposto do que se pretende. Com isso, um banho quente com febre também não é aconselhável!

O ideal, então, é tomar um banho morno. Os médicos sugerem que a água deve estar a 32 °C, e você deve secar adequadamente o cabelo após o banho, pois deixá-lo molhado pode agravar o problema. Mas se não der para tomar banho no momento, você pode aplicar panos úmidos na testa ou nos pulsos, o que pode ajudar a diminuir a febre.

Fonte: Very Well Health, ABC Health & Wellbeing, Mayo Clinic

Publicidade

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se