PF prende grupo paulista que vendia ilegalmente pela web milhares de eletrônicos

Apenas uma das empresas investigadas pela PF comercializou irregularmente mais de 12 mil itens contrabandeados, avaliados em R$ 12 milhões

19 ago 2022 - 00h42
(atualizado às 08h07)
PF prende grupo paulista que vendia ilegalmente pela web milhares de eletrônicos
PF prende grupo paulista que vendia ilegalmente pela web milhares de eletrônicos
Foto: Ministério da Justiça e Segurança Pública / Canaltech

A Polícia Federal e a Receita Federal têm apertado o cerco aos grupos organizados que comercializam via internet produtos eletrônicos provenientes de descaminho e contrabando. Na quarta-feira, 17, a Operação Tântalo cumpriu quatro mandados judiciais de busca e apreensão no interior do estado de São Paulo — três em Dracena e um em Paulicéia.

Segundo a PF, as investigações da Operação Tântalo começaram em 2021, após uma fiscalização realizada pela Receita Federal em diversas partes do território nacional. Todas as pessoas físicas e jurídicas, já multadas várias vezes por contrabando e/ou descaminho, foram identificadas em grupo organizado que vinha comercializando ilegalmente mercadorias pela internet nos últimos cinco anos, na região de Dracena. Eles vendiam itens eletrônicos, brinquedos e artigos recreativos, entre outros.

Publicidade

Apenas uma das empresas investigadas comercializou irregularmente mais de 12 mil itens, avaliados em R$ 12 milhões. Os itens apresentados e vendidos via web vinham do Paraguai e eram armazenados e distribuídos a partir de imóveis das cidades do interior paulista.

A PF afirma que a investigação continua, e os envolvidos podem ser responsabilizados pelos crimes de descaminho e contrabando. As penas podem variar de um a quatro anos de reclusão para o crime de descaminho, e de dois a cinco anos para contrabando.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações