Patrocínio

Para o fotógrafo que existe em todos nós!

Dia Mundial da Fotografia nos lembra de como a fotografia se tornou mais acessível, e a evolução da tecnologia ao seu redor

19 ago 2022 - 17h00
(atualizado às 18h57)

Bilhões de imagens são carregadas nas redes sociais todos os dias. Sim, bilhões em apenas um dia! A disponibilidade de smartphones com todos os preços e o acesso à internet de baixo custo sem dúvida estão entre os principais fatores para esse rápido crescimento do compartilhamento de fotos em redes sociais. Claro, isso não é nenhuma surpresa já que, ao redor do mundo, as pessoas estão tirando um número incrível de fotos; de acordo com os dados da Photutorial1, 1,2 trilhão de fotos foram tiradas no mundo todo em 2021. Espera-se que esse número chegue a 1,72 trilhão em 2022 e a mais de 2 trilhões até 2025. Curiosamente, 92,5% das fotos são tiradas com smartphones.

Foto: Daniel_Dash/Envato / Canaltech

Os smartphones também passaram por uma enorme evolução; hoje, até mesmo um smartphone de entrada possui duas câmeras. Afinal, a qualidade das fotos está entre as principais considerações para os compradores de smartphones. Além disso, atualmente a maioria das câmeras de telefone oferece resolução 4K aprimorada, e vários novos modelos oferecem até mesmo gravação de vídeo em 8K. Essas inovações transformaram muitas pessoas em fotógrafos amadores e criadores de conteúdo, capturando e documentando suas vidas.

Publicidade

A jornada até se tornar a câmera principal

Hoje em dia, os smartphones se tornaram a câmera principal para a maioria de nós. É por isso que, frequentemente, priorizamos mais a qualidade das fotos do que muitos outros recursos quando compramos um smartphone. Como resultado, vemos até três ou quatro câmeras traseiras em alguns modelos. Os smartphones vêm repletos de recursos avançados que antes eram exclusivos das câmeras, como zoom de longo alcance, efeitos de profundidade, perspectiva mais ampla e fotografia monocromática e, acima de tudo, os smartphones oferecem uma facilidade incomparável. Você não precisa ser um fotógrafo profissional para tirar uma foto deslumbrante com essas câmeras de smartphone e, em uma questão de segundos, as imagens são carregadas nas redes sociais, compartilhando memórias com amigos e familiares e até mesmo com o mundo.

A fotografia de smartphones nos permite criar memórias a qualquer momento e em qualquer lugar. Não é de se admirar que, em 2022, um usuário comum tenha cerca de 2.100 fotos em seu smartphone. Os usuários de smartphones iOS têm aproximadamente 2.400 fotos em seus telefones, enquanto os usuários de Android têm cerca de 1.900 fotos em seus celulares.

As memórias duram para sempre

O armazenamento não deveria ser um fator limitante quando se trata de criar e salvar memórias. No entanto, como temos centenas de fotos em nossos smartphones, com esse número crescendo dia a dia, precisamos do nível certo de armazenamento ou seremos forçados a tomar a difícil decisão de apagar nossas memórias para poder criar novas. É possível adicionar 64 GB ao telefone por meio de um cartão microSDTM com menos de 75 reais e continuar criando memórias sem se preocupar em excluir as outras.

Outra coisa a se ter em mente é que, para capturar fotos de ação rápida e fazer vídeos UHD 4K, são necessários cartões microSD rápidos, resistentes e espaçosos. Soluções de armazenamento móvel portáteis, como os SSDs portáteis, são ótimas e oferecem velocidades de leitura/gravação extremamente altas. Com essas alternativas, o fotógrafo que existe em nós pode se concentrar em tirar a foto ideal sem se preocupar com quais fotos vai ter que excluir primeiro.

Publicidade

Os smartphones continuam a evoluir, assim como suas câmeras. Embora não possamos ter certeza de quais novos recursos essas câmeras dos smartphones do futuro vão oferecer, podemos estar certos de uma coisa: não vamos precisar apagar nossas memórias, mas sim adicioná-las continuamente todos os dias, todos os minutos.

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações