Foto da astronauta da Nasa mostra o reservatório de Três Maria em Minas Gerais a partir da Estação Espacial Internacional (ISS).
Uma astronauta da Nasa capturou o reservatório de Três Maria, em Minas Gerais, diretamente do espaço. A bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), Loral O'Hara mostrou o corpo de água artificial no sudeste do Brasil, em uma foto tirada em 2023.
Com uma publicação compartilhada no Instagram, a Nasa mostrou o reservatório, um dos três principais ao longo do rio Rio São Francisco, alimentando os campos circulares ao longo de suas margens.
E claro que a web não deixou passar. Os comentários na publicação alimentam o humor e sagacidade do brasileiro.
“Até a Nasa está tentando entender o consumo de cachaça nesse lugar”, disse um usuário.
Já o outro, imaginou como O’Hara deve ter se engajado para capturar a foto:
“A astronauta olhou e disse "uai, que trenzão bonito é aquilo dali, cês viro?"”, escreveu com humor, em referência ao sotaque mineiro.
Imagem da Nasa
A agência espacial explicou parte da geologia do Brasil, que grande parte das terras não cultivadas, como campos não plantados e estradas não pavimentadas, são representadas de tons brilhantes de vermelho e amarelo.
Essas cores vêm das argilas e solos subjacentes em Minas Gerais, que são ricos em ferro e alumínio e podem assumir tons vibrantes quando expostos ao clima.
Os tons mais claros de azul na superfície do reservatório são devidos ao sunglint, um efeito óptico que ocorre quando a luz do Sol reflete na água lisa no mesmo ângulo em que um sensor a vê.