Microsoft Edge 126 chega com temas gerados por IA e mais segurança

A Microsoft liberou a atualização 126 do Edge que adiciona temas gerados por IA e resumos de sites no modo de leitura

15 jun 2024 - 05h21
(atualizado em 16/6/2024 às 15h57)

A Microsoft liberou a atualização 126 para a versão estável do Edge com novidades, como um gerador de tema por IA e o resumo de páginas através do Copilot. Dessa maneira, o navegador promete facilitar a personalização e o uso diário tanto de profissionais quanto de usuários casuais.

Foto: Divulgação/Microsoft / Canaltech

Temas personalizados por IA

A principal novidade do Microsoft Edge 126 é a opção de usar comandos de texto para a inteligência artificial gerar imagens exclusivas e personalizadas do jeito que você desejar. A partir daí, o conteúdo pode ser usado como temas estilosos no navegador.

Publicidade

De acordo com o changelog do update, a "aplicação do tema inclui definir a imagem gerada na página nova guia do Edge e aplicar a cor dominante da imagem ao quadro do navegador". No entanto, a função está sendo liberada aos poucos e nem todo mundo que atualizar o Edge vai recebê-la de cara.

IA resume páginas para você

A nova versão do browser também traz o recurso chamado "Notificação de resumo do Copilot", que deixa a inteligência artificial criar um apanhado do site quando o usuário abrir o modo de leitura do aplicativo — é preciso que a página esteja qualificada para usar a função no Edge.

Isso é relativamente parecido com o que o Gemini do Google faz na busca com o AI Overview. Mais uma vez, essa novidade também chega aos poucos para quem atualizar o navegador.

Maior controle de segurança

Ainda em versão prévia, o serviço de gerenciamento do Edge começou a oferecer uma experiência dedicada para administrar configurações específicas e aprimorar os níveis de segurança do app — essa opção é direcionada para administradores.

Publicidade

Além disso, a versão 126 do Edge corrige diversos bugs e melhora a performance do aplicativo, de acordo com a empresa de Redmond.

Como atualizar o Edge

Normalmente, o navegador faz o update sozinho, mas se quiser adiantar as coisas, siga este passo a passo no computador:

  1. Abra o Edge e clique nos três pontinhos no canto superior direito;
  2. Selecione "Ajuda e comentários";
  3. Clique em "Sobre o Microsoft Edge";
  4. Aguarde a atualização finalizar e reinicie o app.
É fácil atualizar o Edge (Imagem: Captura de tela/Ricardo Syozi/Canaltech)
Foto: Canaltech

Aproveite para conferir alguns motivos para usar o Edge e outros motivos para não usar o navegador da Microsoft.

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações