Oferecimento

iPad Pro, MacBook Pro, Vision Pro: Apple apresenta novos dispositivos; conheça

Aparelhos representam novo passo da empresa no setor de inteligência artificial

15 out 2025 - 12h19
(atualizado às 18h25)

A Apple anunciou nesta quarta-feira, 15, uma nova geração de produtos equipados com o chip M5, que tenta avançar a empresa no setor de inteligência artificial (IA). O processador traz melhorias em desempenho gráfico, eficiência energética e processamento de dados. Os novos MacBook Pro, iPad Pro e Vision Pro serão os primeiros dispositivos a receber o chip, que chega para impulsionar recursos de IA no ecossistema da marca.

Publicidade

O M5 é o sucessor do M4 e representa um salto de quatro vezes no desempenho máximo da GPU voltada para tarefas de IA. A Apple afirma que o chip possui uma GPU de 10 núcleos, cada um com um Acelerador neural dedicado, o que permite processar modelos de IA localmente de forma mais rápida — o padrão na indústria é rodar modelos em servidores remotos, como o que alimenta o ChatGPT.

Apple anunciou novos dispositivos da linha Pro; veja
Apple anunciou novos dispositivos da linha Pro; veja
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Os novos aparelhos já estão disponíveis para pré-venda e chegam às lojas até o fim de outubro. A seguir, confira os principais destaques de cada produto anunciado pela Apple.

iPad Pro

Apple anuncia novo iPad Pro com processador M5
Foto: Apple/Divulgação / Estadão

O iPad Pro passa a integrar o chip M5, o mesmo usado no novo MacBook, aproximando as linhas em termo de desempenho e capacidade com IA. O novo processador melhora a execução de tarefas mais complexas, como multitarefa e múltiplas abas abertas. A linha chega em dois tamanhos: 11 e 13 polegadas.

A GPU com Aceleradores neurais dedicados permite rodar programas de IA diretamente no dispositivo, sem depender de servidores externos. O motor neural mais rápido também acelera a Apple Intelligence, IA da Apple, tornando mais ágeis ferramentas de criação de texto e edição de imagens.

Publicidade

O chip traz ainda o chamado ray tracing de terceira geração, que melhora o realismo de efeitos visuais em apps de design e jogos. O modelo já está disponível na pré-venda, com preços a partir de R$ 12,5 mil, e deve chegar às lojas ainda neste mês.

MacBook Pro

O MacBook Pro de 14 polegadas é o primeiro e único modelo da linha a receber o chip M5. Segundo a Apple, o novo processador oferece até 3,5 vezes mais desempenho em tarefas de IA e gráficos 1,6 mais rápido em relação do M4. A CPU de 10 núcleos e a GPU atualizada tornam o notebook apto para rodar modelos de linguagem e gerar imagens com base em difusão local.

O computador mantém a tela Liquid Retina XDR de alta precisão, a câmera de 12 MP com o recurso Center Stage (o mesmo do iPhone 17) e um sistema de som de seis alto-falantes com suporte a áudio espacial. O novo macOS Tahoe chega integrado, com recursos de tradução em tempo real e ferramentas da Apple Intelligence, voltadas à automação e à geração de conteúdo no dispositivo.

A empresa afirma que o desempenho de IA no M5 é até 86 vezes superior ao dos modelos baseados em Intel, reforçando a diferença de performance em relação a versões anteriores. O novo MacBook Pro de 14 polegadas, disponível nas cores preto espacial e prata, já pode ser reservado no Brasil, com preços a partir de R$ 20 mil e entregas previstas para sexta-feira, 18. O modelo de 16 polegadas permanece sem o novo chip.

Publicidade

Vision Pro

VisionPro ganhou nova versão com o novo chip M5
Foto: Apple/Divulgação / Estadão

O Vision Pro também ganhou uma nova versão com o chip M5. De acordo com a empresa, o dispositivo agora pode renderizar 10% mais pixels em telas de micro-Oled personalizadas se comparado com a versão anterior. A taxa de atualização da tela também alcança, agora, 120 Hz, uma mudança que a Apple justificou como necessária para reduzir o desfoque de movimento quando os usuários olham para o espaço físico em que estão e as imagens digitais.

O M5 funciona em conjunto com o chip R1, desenvolvido para o funcionamento dos óculos de realidade mista e processa 12 câmeras, cinco sensores e seis microfones. O chip também otimiza as atividades do dispositivo para que o óculos possa ter 2h30 de bateria em uso geral.

O Vision Pro ganhou, ainda, uma nova alça desenvolvida para um melhor encaixe na cabeça do usuário, que será vendida separadamente. O acessório é feito de tecido em trançado 3D, com nervuras em tungstênio, para que a peça possa ter flexibilidade e seja um material "respirável" mesmo com o uso prolongado.

"Com o desempenho revolucionário do M5, o mais recente Apple Vision Pro oferece um desempenho mais rápido, detalhes mais nítidos em todo o sistema e ainda mais autonomia da bateria, estabelecendo um novo padrão para o que é possível na computação espacial", afirmou Bob Borchers, vice-presidente de Marketing de Produtos Mundial da Apple. "Combinado com a confortável Dual Knit Band, recursos inovadores no visionOS 26 e experiências imersivas totalmente novas da Apple que abrangem aventura, documentários, música e esportes, a computação espacial está ainda mais capaz, divertida e mágica com o novo Vision Pro.

Publicidade

O aparelho não está à venda no Brasil.

Chip M5

O M5, novo processador lançado pela Apple para equipar dispositivos Pro, é cerca de quatro vezes mais potente que seu modelo anterior. O chip, de tecnologia de 3nm, tem 10 núcleos de GPU, 16 núcleos Neural Engine, de processamento de tarefas com IA e alta performance, e um aumento de cerca de 30% na banda da memória.

Essas características garantem um aumento no desempenho do computador com tarefas que demandam performance gráfica, como modelos 3D, e alto uso de tela em vídeos e games.

"O M5 marca o próximo grande salto no desempenho da IA para o silício da Apple", disse Johny Srouji, vice-presidente sênior de Tecnologias de Hardware da Apple. "Com a introdução dos aceleradores neurais na GPU, o M5 oferece um grande impulso às cargas de trabalho de IA. Combinado com um grande aumento no desempenho gráfico, o núcleo de CPU mais rápido do mundo, um Neural Engine mais rápido e uma largura de banda de memória unificada ainda maior, o M5 traz muito mais desempenho e recursos para o MacBook Pro, iPad Pro e Apple Vision Pro."

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações