Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

iOS 16 terá modo que bloqueia recursos se usuário for stalkeado

Beta 3 do sistema também introduz a biblioteca de fotos compartilhadas do iCloud e um conjunto de melhorias para otimizar a personalização da tela de bloqueio

6 jul 2022 - 19h34
(atualizado às 23h13)
Compartilhar

O iOS 16 Beta 3 acaba de ser liberado para os desenvolvedores com destaque para um modo antistalker, a biblioteca de fotos compartilhadas do iCloud e mais opções de personalização da tela de bloqueio. O sistema operacional do iPhone desembarca duas semanas após a segunda versão de testes, marcada por vários bugs sérios que exigiram a intervenção da Apple.

Modo bloqueio no iOS 16

Uma das novidades da versão é o chamado "Modo de Bloqueio", uma medida de segurança extrema que pode ser acionada quando o usuário estiver sendo perseguido por alguém. Quando ativado, o sistema vai desabilitar anexos no aplicativo Mensagens, bloquear determinadas tecnologias da web, impedir chamadas pelo FaceTime e negar convites de estranhos enviados em serviços da Apple.

Publicidade
Foto: Reprodução/Apple / Canaltech

Biblioteca de fotos compartilhadas do iCloud

Outro ajuste é a chegada da Biblioteca de Fotos Compartilhadas do iCloud. Esse recurso permite o compartilhamento automático de fotos e vídeos da sua galeria na nuvem com familiares, amigos ou pessoas de confiança. Tudo é feito pela nuvem, portanto o espaço ocupado será na conta do iCloud do criador da biblioteca.

Por fim, a beta 3 adiciona um novo papel de parede chamado Clownfish. Este é a imagem usada por Steve Jobs ao apresentar o primeiro iPhone em 2007. O wallpaper era inédito e agora chega adaptado às elevadas resoluções dos iPhones modernos.

O número de compilação do iOS 16 beta 3 é 20A5312g e o arquivo tem 1,34 GB. O update chegará como uma notificação no celular, mas pode levar algum tempo para ser distribuído aos inscritos. Caso queria checar se está disponível para você, basta acessar o app Configurações > Atualização de Software.

Evolução da Beta 2

A atualização anterior trouxe novidades interessantes como as configurações de personalização da tela de bloqueio, mais opções de papel de parede e outras melhorias visuais. A principal adição foi a possibilidade de resolução automática de captchas (você é um robô?), baseada na identificação biométrica do usuário. A beta 3 deve refinar esses ajustes com base no feedback dos últimos dias.

Publicidade

Vale lembrar que somente os desenvolvedores cadastrados no programa de testadores está com acesso ao sistema. A atualização só será aberta para experimentadores públicos no final de julho ou início de agosto. Essa versão ainda poderá conter problemas de desempenho, instabilidades e bugs, afinal o acesso será em caráter restrito.

Para o público geral, o iOS 16 só deve chegar em setembro com os novos modelos do iPhone 14. O foco do novo sistema é a experiência do usuário, principalmente ao nível de personalização, mas também estão previstos recursos de segurança, privacidade e navegação.

Trending no Canaltech:

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Tecnologia
Ativar notificações