A utilização da Inteligência Artificial no marketing e publicidade está se tornando cada vez mais comum, com influenciadores digitais gerados por IA ganhando destaque e se tornando uma ferramenta poderosa para marcas.
O avanço da utilização da Inteligência Artificial pelo marketing e pela publicidade, além de potencializar as opções e performance dos criadores atuais, aparece como uma ferramenta capaz de trazer e desenvolver novos elementos para o jogo, como os influenciadores digitais gerados diretamente pela tecnologia, que começam a aparecer e se fortalecer de forma acelerada nas estratégias de marcas.
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Segundo um estudo da TI Garner, cerca de 80% das empresas usarão algum tipo de IA Generativa e soluções tecnológicas em suas ações de marketing até 2026.
A possibilidade de gerar influenciadores digitais por AI pode abrir portas para inúmeras aplicações criativas e comerciais, mudando o panorama das mídias sociais e do marketing digital. O grande diferencial apresentado por essa estratégia é a enorme capacidade de personalização, já que o influenciador digital gerado por IA pode se adaptar rapidamente aos movimentos e valores da marca, permitindo que esses criadores se tornem verdadeiros avatares digitais, podendo ser usados como um “banco de dados” para criação de diversas peças e campanhas publicitárias.
Segundo dados da Sprout Social, 37% dos consumidores estariam mais interessados em uma marca se usassem influenciadores de IA. Este número sobe para 46% entre a Geração Z, com 27% dos consumidores de todos os grupos sendo indiferentes e incapazes de distinguir entre IA e influenciadores humanos.
Um exemplo do avanço da IA na creator economy é o novo recurso que está sendo desenvolvido pela Tik Tok, uma das maiores redes sociais atualmente, que poderá gerar um roteiro para um anúncio em vídeo, com base em uma solicitação enviada pelo anunciante, bem como um influenciador criado por IA para atuar no vídeo. Seguindo essa mesma tendência, o Instagram pretende lançar o programa Creator IA, que será essencialmente um chatbot que imita a "voz" do influenciador para responder aos fãs na rede social.
Na avaliação de Alexandre Manisck, CSO da Social Talent, iniciativa que faz parte do grupo da BPool, plataforma de contratação de serviços de marketing, o passo mais importante, como em todas as outras frentes e disciplinas nas quais a IA tem feito transformações, é encarar a tecnologia como uma aliada.
“Existem dois olhares que podem ser desafiadores na criação de influenciadores por IA: o da tecnologia e o do conteúdo. No aspecto tecnológico, os desafios incluem o investimento necessário, encontrar a tecnologia correta que se adequa ao objetivo da empresa, verificar se é escalável e garantir a execução do ponto de vista técnico. Já o desafio do conteúdo é semelhante ao de qualquer influenciador, com a questão central sendo a autenticidade. A IA pode uniformizar o conteúdo, então é crucial definir a persona, sua voz, comportamento, nicho e os assuntos com os quais ela se relaciona para criar um influenciador autêntico e não apenas uma imitação”, comenta o executivo.
A nova prática vem sendo altamente discutida devido aos benefícios e vantagens que pode trazer para os anunciantes e marcas, além das possibilidades de desenvolvimento e transformação de toda a creator economy.
A seguir, o CSO da Social Talent 5 vantagens que influenciadores gerados por IA podem trazer para as marcas.
• Controle de Marca e Mensagem: Influenciadores gerados por IA permitem um controle preciso sobre a mensagem e a imagem da marca. Como são criados digitalmente, suas ações, palavras e comportamentos podem ser totalmente alinhados com os valores e estratégias da empresa. Isso minimiza o risco de inconsistências de branding.
• Escalabilidade e Consistência: A IA possibilita a criação de múltiplos influenciadores virtuais simultaneamente e de forma consistente. Eles podem estar presentes em diferentes plataformas e interagir com públicos em diversas partes do mundo de maneira consistente, em qualquer dia e horário;
• Custo e Eficiência: Uma vez desenvolvida a IA, o custo de manutenção de influenciadores virtuais é significativamente menor. Não há necessidade de negociação de contratos, cachês ou preocupações com disponibilidade. Além disso, as campanhas podem ser executadas 24 horas por dia, sem limitações de horário ou fuso horário;
• Adaptação e Personalização: IA permite a personalização das interações com os seguidores Com base em dados e análises, influenciadores virtuais podem ajustar suas mensagens e interações para melhor atender às preferências individuais dos seguidores, aumentando assim o engajamento e a relevância;
• Longevidade e Flexibilidade: Influenciadores gerados por IA não estão sujeitos às limitações de vida útil e mudanças de carreira. Isso garante uma maior previsibilidade e estabilidade nas estratégias de marketing de longo prazo.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.