A história do Google com os óculos ainda não acabou. Muito pelo contrário. Após anos de silêncio, a empresa os trouxe de volta ao centro das atenções. E isso foi feito com um projeto que revive um nome conhecido: Project Aura. Não é a primeira vez que ouvimos esse nome. Ele existe desde os dias do Google Glass, que acabou em um canto escuro da história tecnológica. Mas, desta vez, a abordagem é muito diferente.
Durante o Google I/O 2025, evento em que também vimos propostas como Modo IA da busca ou Beam, a empresa mostrou ao vivo o status de desenvolvimento de seu novo headset de realidade mista. Uma proposta que nasceu em colaboração com a Xreal e que, segundo os responsáveis pelo projeto, tem como objetivo levar a experiência do Android para o universo XR com naturalidade, contexto e respostas em tempo real.
Demonstração ao vivo, sem artifícios, sem confusão
Tudo começou quando Shahram Izadi, chefe de dispositivos, fez uma pergunta ao público, capturada em um vídeo publicado no YouTube: "Quem quer fazer uma demonstração antecipada dos óculos Android XR?" A resposta veio dos bastidores. Nishtha Bhatia, parte da equipe, apareceu no palco remotamente e começou a demonstrar como os óculos realmente funcionavam.
A primeira coisa que vimos foi uma interface em tempo real sobreposta ao ambiente. Por meio da câmera embutida, os óculos exibiam o que estava à sua frente enquanto Bhatia recebia mensagens, tocava música, procurava direções ou interagia com Gemini, o assistente de ...
Matérias relacionadas