A Eve Air Mobility ("Eve") — fabricante eVTOL (abreviação em inglês de Electric Vertical Take-Off and Landing, veículo elétrico que decola e pousa na vertical) — anunciou o primeiro protótipo do eVTOL em escala real.
A aeronave, que foi produzida na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, foi revelada durante a 45ª edição do Farnborough Airshow.
A fabricante também anunciou a conclusão da seleção de fornecedores primários para sua aeronave. À medida que a empresa avança para a próxima etapa de desenvolvimento, o protótipo inicia uma série de campanhas de testes.
"Esse é um passo importante que reforça o nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação. Agora, devemos focar na preparação de uma rigorosa bateria de testes, mas vamos além da criação de uma aeronave - estamos desenvolvendo um ecossistema completo de soluções para modelar o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada", disse em comunicado Johann Bordais, CEO da Eve.
Testes
Visando avaliar todos os aspectos operacionais e de desempenho da aeronave, desde suas capacidades de voo até seus recursos de segurança, uma série de testes terá início a partir de agora.
As informações obtidas terão um papel crucial no aprimoramento do design e funcionalidade da aeronave, disse a empresa.
"Esta fase intensiva de testes marca o início do próximo passo fundamental em nossa jornada", afirmou Bordais. "Ela garante que nosso eVTOL atenda aos altos padrões e expectativas que estabelecemos para desempenho e segurança."
Dados da aeronave
Os estudos realizados pela empresa indicam que, para a mobilidade aérea urbana no Rio de Janeiro em 2035, por exemplo, espera-se contar com:
- 245 eVTOLs;
- Mais de 100 rotas;
- 37 vertiportos
- Aproximadamente 4,5 milhões de passageiros anuais.
“Esses números demonstram o potencial significativo da UAM no Brasil e o compromisso da Eve em desenvolver soluções eficientes e sustentáveis para atender à crescente demanda por transporte urbano”, disse a Eve Air Mobility ao Byte em dezembro de 2023.
Detalhes técnicos do carro voador
- A aeronave é 100% elétrica e possui alcance de 100 quilômetros;
- Utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro — termo que identifica a velocidade do avião com motor em rendimento máximo;
- O sistema abrange oito rotores distribuídos em uma asa convencional dedicados para voo vertical e um motor para voar em cruzeiro como um avião, garantindo alto desempenho e segurança;
- Tem capacidade para quatro passageiros (sendo possível até seis em operação autônoma, conforme avanços regulatórios e de infraestrutura);
- Possui zero emissão de CO2, e até 90% menos ruído do que um helicóptero comum;
- Os voos com eVTOLs deverão reduzir viagens intraurbanas de mais de uma hora para 15 a 20 minutos;
- Com baixo custo de manutenção, atende a 99% dos trajetos intraurbanos das grandes metrópoles.