Empresa de defesa fecha parceria com OpenAI para usar IA em missões de segurança

4 dez 2024 - 21h36

A empresa de tecnologia de defesa Anduril Industries e a criadora do ChatGPT, OpenAI, anunciaram nesta quarta-feira uma parceria para desenvolver e implementar soluções avançadas de inteligência artificial para missões de segurança nacional.

As empresas disseram que a parceria se concentrará em melhorar os sistemas de aeronaves não tripuladas dos Estados Unidos e em sua capacidade de detectar, avaliar e responder a ameaças aéreas potencialmente letais em tempo real.

Publicidade

Os sistemas foram projetados para ajudar na defesa contra ataques de drones, detectando e interceptando-os enquanto estão no ar. Os modelos de IA serão treinados na biblioteca de dados da Anduril.

"Nossa parceria com a Anduril ajudará a garantir que a tecnologia da OpenAI proteja o pessoal militar dos EUA", disse o presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman.

A mudança ocorre em meio a uma corrida entre os EUA, seus aliados e a China para desenvolver armas controladas por IA que operarão de forma autônoma, incluindo navios de guerra e caças.

A Anduril, fundada em 2017, desenvolve e implanta soluções autônomas integradas por meio de uma ampla variedade de sensores, incluindo drones, efetores e ativos, e tem experiência em automatizar operações de sistemas robóticos implantados em ambientes táticos.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações