Oferecimento

Elon Musk demitiu tanta gente que agora um estudante de 20 anos é quem treina uma equipe inteira de engenheiros de IA

A xAI, empresa por trás do chatbot Grok, demitiu recentemente centenas de funcionários. Um jovem de 20 anos agora é responsável pelos colaboradores que restaram

5 out 2025 - 08h23
(atualizado em 6/10/2025 às 16h11)
Foto: Xataka

No início de setembro de 2025, Elon Musk demitiu cerca de 500 funcionários da empresa xAI. A companhia é responsável pelo desenvolvimento do chatbot Grok e, até as demissões, cerca de 1.500 pessoas trabalhavam na empresa de IA.

A maioria desses funcionários tinha o cargo de anotador de dados, pessoas responsáveis pelo "treinamento" do Grok. Foi o que dizia o comunicado da empresa na época: "No âmbito dessa reestruturação, a maioria dos cargos de tutores gerais de IA não é mais necessária, de modo que seu contrato com a xAI será encerrado".

Publicidade

Para reorganizar e treinar a equipe restante, a xAI agora aposta em uma pessoa até então desconhecida e totalmente inesperada: Diego Pasini, um jovem de 20 anos que concluiu o ensino médio em 2023.

Jovem de 20 anos agora lidera o desenvolvimento na xAI e no Grok

Quem é Pasini? A revista Business Insider informa que, segundo seu perfil no LinkedIn, Pasini frequentou a University of Pennsylvania, onde estudou Ciência da Computação e Economia. Seu status na universidade, de acordo com o LinkedIn, agora aparece como "em licença".

Pasini também foi listado como bolsista em 2024 na empresa de investimentos Contrary, que, segundo suas próprias informações, teria colaborado com companhias como a Anduril Technologies (tecnologia de defesa) e a Replit (empresa de software com seu próprio bot de IA). Em seu perfil de bolsista no site Contrary.com, consta que ele se entusiasma com o futuro da robótica e das startups de tecnologia hard-tech:

"Adoro ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Um truque simples para limpar a tela da TV e deixá-la como nova

Recém-lançada, a mais nova edição limitada do Suzuki Jimny já é cara demais para ser revendida

Uma pessoa de sorte compra um PS2 online, não espera nada de especial e, surpreendentemente, recebe um console prateado muito bom e em perfeitas condições

Novo portátil conta com uma potência de 120 watts, o que é seis vezes mais do que em um Switch 2

15 picadas de abelha por dia: por que alguém se submeteria a isso voluntariamente? A resposta está na ciência da dor

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações