Patrocínio

Conheça 3 formas de superar o fim do domingo, segundo a ciência

Para evitar a angústia de domingo, evite deixar tarefas acumuladas para a segunda-feira. Durante a semana, também é importante ter momentos de relaxamento

14 ago 2022 - 23h30
(atualizado em 15/8/2022 às 10h46)

A chegada da sexta-feira é considerada um dos momentos mais aguardados da semana por muitos, já que marca o início do período de descanso. Agora, o domingo quase nunca é visto como algo positivo, especialmente à noite. Nesse momento, muitas pessoas se sentem angustiadas e já antecipam os desafios que irão enfrentar na segunda-feira. Em alguns casos, a pessoa pode nem dormir direito.

Inclusive, esse impacto do domingo no emocional já foi identificado em alguns estudos observacionais, explica Jolanta Burke, psicóloga e professora da RCSI University of Medicine and Health Sciences, na Irlanda, em artigo para o site The Conversation.

Publicidade
Foto: Joshua Rawson-Harris/Unsplash / Canaltech

"Pesquisas mostram que o domingo é o dia mais infeliz da semana — com o sábado sendo o pico [de felicidade]. Há uma série de razões pelas quais as angústias do domingo acontecem, e como você passa o fim de semana pode desempenhar um grande papel", afirma Burke. Entre os estudos citados, está um que foi publicado na revista APA PsycNet.

Por que o domingo pode ser angustiante?

Para algumas pessoas, as angústias do domingo ocorrem por causa das tarefas que estão acumuladas para a segunda-feira. Além disso, alguns indivíduos simplesmente não gostam da sua rotina de trabalho e ter que retomá-la pode causar diferentes níveis de estresse.

Agora, alguns casos de aversão ao domingo podem ser explicados, literalmente, pela ressaca. "O uso abundante de álcool e drogas também pode fazer com que seu humor despenque e faça com que os níveis de ansiedade subam no dia seguinte. Então, se você passou a noite de sábado festejando, isso pode explicar por que você se sente deprimido ou ansioso no domingo à tarde", comenta a psicóloga Burke.

A seguir, confira três importantes conselhos para evitar este tipo de angústia no fim do domingo:

Publicidade

1. Conclua suas tarefas

Antes de deixar o escritório ou começar qualquer período de descanso, é preciso terminar aquelas tarefas inacabadas e que podem gerar algum nível de angústia — na maioria dos casos, sabemos o que vai tirar ou não o nosso sossego.

"Quando você sabe que tem negócios inacabados para resolver na segunda-feira, isso pode ter vários efeitos em você, inclusive arruinando sua noite de sono e deixando-o mais ansioso no domingo. Pode até afetar sua próxima semana, tornando-o mais propenso a experimentar o esgotamento", explica Burke. Agora, se o seu atual projeto envolve metas de longo prazo, é interessante tentar concluir alguma tarefa chave, como se fosse o final de um capítulo antes do final de semana.

2. Mude a sua rotina

"Provavelmente, a maior razão para se sentir ansioso no domingo à noite é devido ao medo do trabalho que você tem que fazer na semana seguinte — especialmente aquelas tarefas que você odeia fazer", sugere a psicóloga.

Então, o conselho é pensar maneiras em transformar a sua rotina de trabalho melhor. Se não é possível fazer tudo o que se gosta em todos os momentos do dia, é possível separar alguns períodos para a sua própria diversão. Por exemplo, combine de encontrar amigos ou ainda inclua atividades físicas que podem melhorar o seu humor, tornando os dias e a rotina mais interessantes.

Publicidade

3. Anote seus pensamentos

"Se você tem algumas angústias em relação domingo, mas não tem ideia do que os está causando, reserve 20 minutos ininterruptos para escrever seus pensamentos e sentimentos mais profundos. Este exercício simples pode ajudá-lo a descobrir o que causa seus pensamentos ansiosos, o que acabará por ajudá-lo a resolvê-los", aconselha a professora.

Vale explicar que, através da escrita livre, a pessoa deve anotar o que pensa e escrever enquanto raciocina, sem pensar muito em qual a melhor maneira de transcrever suas ideias para o papel ou para a tela. A ideia é deixar que os sentimentos possam fluir.

"Independentemente das razões pelas quais você pode ficar angustiado no domingo, lembre-se de que, muitas vezes, tendemos a exagerar demais nossas ansiedades em nossas cabeças — e muitas vezes esses medos acabam sendo infundados", completa.

Fonte: The Conversation e APA PsycNet   

Trending no Canaltech:

Publicidade
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações