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Como vender no Pinterest | Guia Prático

Plataforma permite inserir o seu catálogo e criar uma aba de compras no perfil. Saiba como vender no Pinterest!

8 ago 2022 - 19h00
(atualizado às 21h51)

Começar a vender no Pinterest é uma forma de alavancar o seu negócio pela internet. A rede social, voltada para salvar inspirações, também possui uma área de Shopping para divulgar sua loja e criar uma alternativa para distribuir o catálogo. Com os produtos exibidos em Pins, é possível salvar em pastas o acessar a página do produto rapidamente na loja.

Por que vender no Pinterest

O Pinterest é uma rede muito utilizada para buscar referências visuais e salvar inspirações. Um caminho comum entre usuários é o de salvar um produto e procurá-lo em lojas posteriormente. Com a opção do Shopping, sua loja consegue encurtar esse processo: ao encontrar um produto que chame a atenção, o potencial cliente já pode ter um link de acesso à sua loja e conferir informações sobre preço, descrição e estoque.

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Além disso, esse processo é simplificado pelo Pinterest: basta apenas vincular o seu catálogo para que a plataforma complete automaticamente o seu feed com os produtos. A rede social também inclui recursos para anúncios e retargeting dinâmico para melhorar os resultados.

Foto: Divulgação/Pinterest / Canaltech

Conforme estudos globais divulgados pelo Pinterest, as lojas que participam dos catálogos podem receber até cinco vezes mais impressões do que concorrentes que ainda não inseriram os produtos. Portanto, o Pinterest e o Instagram são duas opções viáveis para divulgar seus produtos durante a navegação pelas redes sociais.

Quais são os requisitos para vender no Pinterest

Para utilizar a ferramenta de criação de catálogos, é necessário seguir algumas diretrizes do Pinterest. São elas:

  • Uma conta business da rede social;
  • Um site reivindicado para seu e-commerce, que siga as Diretrizes para Comerciantes do Pinterest;
  • Uma fonte de dados com um feed para todos os seus produtos;
  • Uma hospedagem para enviar essa fonte de dados diariamente ao Pinterest.

Para simplificar as últimas etapas, é recomendável utilizar serviços de e-commerce que possuem integração com o Pinterest. Dessa forma, toda a formatação é feita de forma automática, sem a necessidade de exportar e hospedar arquivos por conta própria. A rede aceita parcerias com Shopify, WooCommerce, Lengow, ChannelAdvisor, GoDataFeed, Feedonomics e Productsup.

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Como começar a vender no Pinterest

1. Converta para uma conta Business

O primeiro passo é, também, o mais simples. Com uma conta Business, é possível acessar recursos mais amplos para gerenciar o seu perfil, com estatísticas, área para anúncios e informações gerais sobre o público e o engajamento.

Para converter, clique no seu perfil e selecione "Converter em conta Business". Na tela seguinte, confirme as informações, selecione "Atualizar" e faça a alteração gratuita.

2. Insira seus produtos

Em seguida, é hora de incluir o seu catálogo na plataforma. A maneira mais simples envolve vincular a sua conta do Pinterest com a Shopify ou qualquer outra plataforma de e-commerce. Para isso, é necessário acessar a plataforma na qual seu site está hospedado e adicionar o plugin do Pinterest.

Com essa opção, o Pinterest preencherá automaticamente o feed da sua página com fotos, descrições, títulos, valor e link para a compra de cada produto. Para fazer manualmente, é necessário utilizar a ferramenta Catálogos ou vincular com a API do Pinterest.

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3. Inscreva-se no Programa de Lojas Verificadas

Para aumentar o alcance e acessar recursos exclusivos, é recomendável participar do Programa de Lojas Verificadas do Pinterest. A inscrição é gratuita e permite adicionar um selo de verificação à sua loja, uma aba específica no perfil para compras, etiquetas especiais para sua marca e exibição dos produtos em mais experiências da rede.

O acesso ao programa é feito pelo link business.pinterest.com/pt-br/verified-merchant-program. Para participar, é necessário seguir as Diretrizes para Comerciantes do Pinterest, conectar o seu catálogo na rede social e instalar a tag na página.

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