Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Como sair de um grupo no WhatsApp

Não vê mais sentido em acompanhar a troca de mensagens de um chat? Descubra como sair do grupo em questão e não ser mais perturbado

3 jul 2022 - 12h06
Compartilhar

Se você foi colocado em um grupo do WhatsApp contra sua vontade ou simplesmente não vê mais sentido em acompanhar as trocas de mensagens de um chat, é possível sair da conversa para não ser mais perturbado. Para quem deseja fazer isso, abaixo explicamos como sair de um grupo do WhatsApp e como excluí-lo de seu aplicativo, caso você queira deixar à vista apenas conversas ativas.

WhatsApp
WhatsApp
Foto: Vitor Pádua / Tecnoblog / Tecnoblog

Índice

  • Posso sair de um grupo sem ser notado?
  • Apagando um grupo no WhatsApp
  • Quer algo menos radical? Você pode silenciar um grupo

Tempo necessário: 2 minutos.

Para sair de um grupo do WhatsApp, siga os passos abaixo:

  1. Encontre o grupo:

    Abra o WhatsApp, encontre o grupo do qual deseja sair e toque sobre ele para abrir a conversa;

    Como sair de um grupo no WhatsApp / WhatsApp / Reprodução
    Foto: Tecnoblog
  2. Acesse os dados do grupo:

    No topo da tela, toque sobre o nome do grupo, para ter acesso aos seus dados;

    Como sair de um grupo no WhatsApp / WhatsApp / Reprodução
    Foto: Tecnoblog
  3. Saia do grupo:

    Desça a barra de rolagem até o final e toque sobre a opção "Sair do grupo". Na mensagem de confirmação, toque novamente sobre a opção "Sair do grupo". Pronto, você já não faz mais parte daquele grupo do WhatsApp.

    Como sair de um grupo no WhatsApp / WhatsApp / Reprodução
    Foto: Tecnoblog

Posso sair de um grupo sem ser notado?

Infelizmente, não. Ao sair de um grupo do WhatsApp, uma notificação é enviada automaticamente para o chat, avisando todos os integrantes sobre a sua saída.

Publicidade

O aplicativo, no entanto, parece estar trabalhando para que, em breve, isso mude. Apesar de nenhum comunicado oficial ter sido feito, o site WABetaInfo descobriu um novo recurso que vem sendo testado e avisa apenas os administradores da conversa sobre a saída de um membro do grupo.

A mudança pode ser uma ótima forma de acabar - ou, ao menos, diminuir - com os burburinhos que se retirar de um chat costuma causar. Até mesmo porque, em algumas situações, o fato do WhatsApp notificar a todos sobre a saída de um membro, acaba até mesmo desencorajando o usuário de utilizar o recurso.

Apagando um grupo no WhatsApp

Quando um usuário sai de um grupo do WhatsApp, ele se retira do chat em questão, não podendo enviar e nem receber mais mensagens naquele papo. O grupo, no entanto, não some da sua lista de conversas, de maneira que, mesmo não recebendo notificações, ele pode acessá-lo para visualizar o histórico anterior à sua saída.

Se esse chat, no entanto, está apenas ocupando espaço e o usuário não vê mais sentido em mantê-lo na sua lista, é possível excluir o grupo do WhatsApp na página de dados da conversa.

Publicidade

Ao fazer isso, o chat some da lista da pessoa e ela não consegue mais acessá-lo, nem para visualizar seu histórico.

Aplicativo do WhatsApp
Foto: Haberlernet/Flickr / Tecnoblog

Quer algo menos radical? Você pode silenciar um grupo

Se você não pode sair de um grupo do WhatsApp - seja porque isso resultaria em uma situação chata ou porquê invariavelmente precisa ter acesso àquele chat -, mas também não deseja ficar recebendo notificações a todo momento das conversas que rolam por lá, uma boa opção é silenciar o grupo.

Ao fazer isso, você não é notificado sobre cada mensagem que chega na conversa - ainda que elas continuem a ser enviadas normalmente - e nenhum outro usuário é avisado sobre a sua ação. Além disso, você pode determinar qual será o tempo de silenciamento (8 horas, 1 semana ou tempo indeterminado/para sempre) e, se mudar de ideia, resetar a configuração para voltar a receber notificações.

Como sair de um grupo no WhatsApp

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Tecnologia
Ativar notificações