Patrocínio

Como funciona o Google Tradutor

Desenvolvido para ressignificar palavras e vencer barreiras linguísticas, o Google Tradutor é o serviço mais completo para traduções. Entenda como funciona!

6 jul 2022 - 19h52
(atualizado às 23h55)

Afinal, como funciona o Google Tradutor? Lançado em 2006, o Google Tradutor está há 16 anos ressignificando a textualidade e vencendo barreiras linguísticas ao redor do mundo. Prático por design, o serviço gratuito tem se consolidado como a alternativa mais acessível e completa quando o assunto é tradução.

Com mais de 130 idiomas, o serviço de tradução foi desenvolvido não só para interpretar textos, mas também para permitir que várias pessoas tenham acesso às ferramentas necessárias para se conectar com outras culturas, línguas e histórias.

Publicidade

Pensando nisso, você pode realizar traduções falando, escrevendo, digitando ou simplesmente tirando uma foto. Isso porque o serviço oferece muitas opções entre suas principais ferramentas de tradução. Nesta matéria, entenda como funciona o Google Tradutor!

Como funciona o Google Tradutor

Para realizar a tradução entre idiomas, disponível na plataforma, o algoritmo do Google realiza uma busca entre milhares de textos traduzidos por pessoas. Partindo dessa busca, a ferramenta identifica quais são as traduções mais adequadas para aquela frase. Tal processo chama-se "Statistical machine translation" (tradução estatística automática). Por conta desse método, o Google Tradutor é um dos serviços de tradução mais confiáveis disponíveis hoje em dia.

Foto: (Imagem: Waldemar Brandt/Montagem: Kris Gaiato) / Canaltech

Aprendizagem constante

Curiosamente, o serviço de tradução também aprende constantemente sobre sintaxe. Isso porque suas traduções, realizam várias análises em documentos traduzidos disponíveis na internet. A partir disso, o Google Tradutor consegue encontrar as melhores versões que se encaixam nos padrões de tradução produzidas pelos próprios usuários.

No entanto, quando falamos sobre traduções automáticas, é importante ressaltar que nem sempre elas são totalmente precisas. Isso porque há um limitador, a plataforma depende de outras traduções disponíveis online.

Publicidade

Melhore o Google Tradutor

Pensando nisso, o Google desenvolveu uma espécie de selo verificado para traduções após serem validadas múltiplas vezes por usuários ao redor do mundo. Tal iniciativa, vem de um esforço coletivo para melhorar a eficiência da plataforma.

Sendo assim, o Google disponibiliza alguns recursos onde os próprios usuários podem avaliar traduções e oferecer sugestões melhores para os resultados encontrados. Dessa maneira, é possível interagir com todo o conteúdo traduzido na plataforma validando e aprimorando traduções cada vez mais assertivas.

Para melhorar o Google Tradutor você só precisa clicar na aba "Contribuir" e selecionar uma língua de domínio para realizar traduções de frases e palavras. Ou se preferir, também é possível ficar apenas validando traduções realizadas com as melhores alternativas para aquela frase.

Quando você estiver contribuindo usando uma conta Google, também é possível acompanhar qual foi o impacto das suas contribuições.

Curiosidades sobre o Google Tradutor

  1. Quando lançado em 2006, o Google Tradutor possuía apenas 2 idiomas (inglês e árabe);
  2. Segundo o Google, o Brasil já foi o país que mais usou o Google Tradutor;
  3. O Google Tradutor consegue identificar idiomas em 8 modalidades diferentes;
  4. É possível armazenar conteúdo off-line e realizar traduções sem a necessidade de internet no aplicativo;
  5. Você pode criar um dicionário de expressões idiomáticas através da aba "Itens salvos";
  6. Quando conectado em sua conta Google, você pode acessar um histórico de traduções;
  7. Aproximadamente 92% das traduções são realizadas fora dos Estados Unidos;
  8. Ao redor do mundo, o volume de traduções costuma acompanhar tendências e eventos;
  9. O Google Tradutor também pode te ajudar a praticar a pronúncia de frases e palavras;
  10. Aproximadamente 100 bilhões de palavras são traduzidas diariamente no Google Tradutor.

Em suma, o Google Tradutor pode ser uma ótima ferramenta para encontrar traduções e ressignificar palavras no dia a dia. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos!

Publicidade

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações