Patrocínio

Como corrigir o erro ERR_CONNECTION_REFUSED

A mensagem ERR_CONNECTION_REFUSED apareceu no navegador? Saiba o que significa e como corrigir o problema

17 ago 2022 - 17h30
(atualizado às 19h15)

A mensagem ERR_CONNECTION_REFUSED pode aparecer no seu navegador ao tentar carregar uma página. Normalmente, relata um problema na conexão e é necessário fazer alguns ajustes rápidos para solucionar o problema e acessar o site novamente.

Por que o erro ERR_CONNECTION_REFUSED?

Traduzindo o nome do código, o erro acontece quando a sua conexão é negada para acessar um site. Ao tentar abrir uma página da Web, seu navegador faz uma solicitação para o servidor que hospeda esse endereço. Caso a conexão não seja feita imediatamente, pode exibir um erro de tempo expirado ou de recusa.

Publicidade

Os motivos do problema são variados, mas costumam envolver a rede ou o dispositivo do usuário. Portanto, algumas medidas rápidas para verificar a conexão ajudam e resolver o problema e corrigir o erro. Veja o que pode ser feito!

Como corrigir o erro ERR_CONNECTION_REFUSED no navegador

1. Verifique a conexão com a internet

Quando o navegador exibe erros relacionados à conexão, é importante conferir o status do seu roteador ou modem. Faça um teste de velocidade e verifique se não existem luzes de erro nos dispositivos ou mensagens de que a rede não está conectada ao seu computador ou celular.

Nessas situações, reiniciar o roteador e o modem podem resolver o problema rapidamente. Caso a conexão continue com problemas, é recomendável consultar seu provedor de internet.

2. Desabilite serviços de Proxy

Os servidores de Proxy funcionam como "mediadores" na conexão entre seu dispositivo e outros sites. Em alguns casos, alguma configuração pode estar atrapalhando sua conexão: vale a pena desabilitar a função temporariamente e tentar o acesso novamente.

Publicidade
Foto: Rodrigo Folter/Canaltech / Canaltech

No Windows, abra as configurações, acesse "Rede e Internet" e procure pela aba "Proxy". Em seguida, desative a opção "Detectar configurações automaticamente" e carregue a página de novo.

3. Desabilite serviços de antivírus e firewall

Assim como no caso do Proxy, é recomendável desativar o antivírus e o firewall temporariamente para tentar acessar o site, se considerar a página de confiança. O firewall pode bloquear algumas páginas seguras devido à sua configuração padrão, o que pode causar o ERR_CONNECTION_REFUSED.

Desative o firewall por um tempo e tente acessar o site. Deu certo? Então já pode reativar os serviços e continuar com a proteção durante a sua navegação.

4. Limpe o cache do DNS

O servidor DNS é responsável por identificar uma URL e converter para o respectivo endereço de IP da página. Em algumas situações, o servidor pode estar desatualizado ou apresentar alguns problemas de memória temporária, ocasionando o erro de conexão.

Publicidade
  1. Uma solução envolve limpar o cache do DNS. Para isso, siga os passos no Windows;
  2. Abra o Prompt de Comando e execute o programa como administrador;
  3. Digite "ipconfig/flushdns" sem as aspas e pressione "Enter";
  4. Reinicie seu navegador.

5. Redefina seu navegador para as configurações padrão

O erro também pode ser causado por alguma extensão ou arquivo de cookie com problemas, por exemplo. Caso o problema persista após tentar todas as outras possíveis soluções, é recomendável redefinir o seu navegador.

No caso do Chrome, acesse chrome://settings/, clique em "Restaurar e limpar" e selecione "Restaurar configurações para os padrões originais. Outros navegadores também incluem um caminho parecido para restaurar os dados.

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações