Qual é a diferença entre bode, carneiro, cabra e ovelha?

A ovelha é a fêmea e o carneiro é o macho entre o grupo dos ovinos, que normalmente produzem lã. No gênero dos caprinos, a cabra é a fêmea e o bode é o macho

14 ago 2022 - 19h00
(atualizado em 15/8/2022 às 12h15)

Bode, carneiro, cabra e ovelha são todos animais herbívoros que vivem em pastos ou em regiões montanhosas. Apesar de existirem espécies selvagens, a criação desses mamíferos está muito ligado com a produção de leite, queijos, lã e pele.

A alimentação desses animais ruminantes é constituída basicamente por grama e folhagens de pequenos arbustos. Em um primeiro momento, a vegetação é ingerida e, em seguida, regurgitada. Aí, então, eles voltam a mastigá-la e, por fim, engolem a pasta que se formou. Esta é uma das muitas semelhanças que os ligam, além de terem quatro compartimentos no estômago.

Publicidade
Foto: LightFieldStudios/Envato / Canaltech

Todos também pertencem à família Bovidae, sendo a mesma de bois e antílopes. Apesar dos diferentes nomes — bode, carneiro, cabra e ovelha —, estes quatro animais representam apenas dois gêneros: os ovinos (Ovis) e os caprinos (Capra). A questão é que a nomenclatura muda conforme o sexo.

Para entender, no grupo dos ovinos, a ovelha é a fêmea, o carneiro é o macho e o cordeiro é o filhote. Agora, entre os caprinos, a cabra é a fêmea, o bode é o macho e o filhote é o cabrito. A seguir, vamos conferir as diferenças e as semelhanças entre cada um deles:

O que são cabra e bode?

Basicamente, cabras e bodes são identificados como os indivíduos do gênero Capra e se dividem em muitas espécies, como a cabra-selvagem (Capra aegagrus), a cabra-doméstica (Capra aegagrus hircus), o markhor (Capra falconeri) ou ainda o íbex (Capra ibex). Em comum, quase todos esses animais têm chifres e a maioria apresenta barba.

"Se os chifres de um bode não forem removidos, eles continuarão a crescer ao longo da vida. Geralmente, os chifres de bode atingem um comprimento de 8 a 12 polegadas, ou 20 a 30 centímetros. No entanto, o tamanho do chifre varia significativamente dependendo da espécie. Markhors, por exemplo, podem ter chifres com mais de 39 polegadas, ou 100 centímetros de comprimento", detalha verbete da Encyclopedia Britannica.

Publicidade

O que são ovelha e carneiro?

Agora, as ovelhas e os carneiros são facilmente reconhecidos pela produção de lã, que cobre seus corpos, mesmo em espécies selvagens. É verdade que, ao longo do processo de domesticação e de seleção genética, as versões domesticadas passaram a produzir mais lã, no entanto, essa característica é comum para todos os ovinos.

Entre os exemplos mais conhecidos de carneiros, estão o carneiro-doméstico (Ovis aries), o Carneiro-selvagem norte-americano (Ovis canadensis), o carneiro-de-dall (Ovis dalli) e o argali (Ovis ammon). Aqui, vale destacar que nem todas são 100% brancas, já que algumas espécies podem ter pelos pretos. Este é o caso do caracul (Arco Ovinos).

Qual a diferença entre os animais?

Para diferenciar bodes e cabras de ovelhas e carneiros, vale se atentar para cinco principais pontos da fisionomias desses gêneros: formato dos chifres e da cauda, além da presença de fossa lacrimal, de glândulas nas fendas dos cascos e barba. É o que aponta o Manual de Criação de Caprinos e Ovinos, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Apesar de serem comuns, as espécies dos dois gêneros não precisam obrigatoriamente apresentarem chifres. Quando estão presentes em bodes, eles são mais esguios e tendem a ser curvados na ponta. Já os carneiros (ovinos) costumam ter chifres mais curvados e que se parecem com caracóis.

Publicidade

Sabe-se que a barba está presente nas espécies do gênero caprino, enquanto que esse tipo de penugem é ausente nos ovinos. Outro fato é que apenas as ovelhas e os carneiros possuem fossa lacrimal e glândulas nas fendas dos cascos.

Por fim, um simples indicador da diferença entre os gêneros é a cauda. Isso porque os caprinos têm até 16 vértebras na cauda e, normalmente, ela está voltada para cima. Além disso, é curta. Nos ovinos, é regra que ela seja maior, com até 22 vértebras, voltada para baixo (caída) e longa.

Fonte: Codevasf e Encyclopedia Britannica (1) e (2)  

Trending no Canaltech:

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações