No Sol chove? Parece uma pergunta boba de se fazer, afinal a nossa estrela do Sistema Solar é praticamente uma bola de fogo, mas cientistas descobriram que a chuva existe nesse corpo celestial — claro, muito diferente do que acontece na Terra.
Enquanto aqui conhecemos a chuva como gotas de água que caem de nuvens carregadas, o Sol tem um fenômeno parecido, mas que ocorre no local chamado coroa estelar. Ali, bolhas de plasma mais frias e pesadas se condensam bem acima da superfície do Sol e depois caem de volta. Agora, cientistas finalmente descobriram o motivo e como elas se formam.
Publicado pela Universidade do Havaí, o aluno Luke Benavitz e o astrônomo Jeffrey Reep chegaram a conclusão de que mudanças nas abundâncias elementares na coroa solar explicam a formação repentina de chuva solar durante as erupções.
"Atualmente, os modelos pressupõem que a distribuição dos vários elementos na coroa é constante ao longo do espaço e do tempo, o que claramente não é o caso", disse Benavitz na Astrophysical Journal. "É emocionante ver que, quando permitimos que elementos como o ferro mudem com o tempo, os modelos finalmente correspondem ao que realmente observamos no Sol. Isso faz com que a física ganhe vida de uma forma que parece real."
O estudo vai ajudar novas pesquisas e principalmente a simular como o Sol se comporta durante erupções energéticas. Consequentemente, também pode melhorar as previsões de eventos climáticos espaciais que influenciam a tecnologia e as comunicações na...
Matérias relacionadas
Fóssil de 151 milhões de anos pode desvendar mistério da origem de mosquitos que não picam
Pela primeira vez cientistas identificaram uma estrutura magnética sem precedentes no planeta
Onde está a cratera do meteoro que matou os dinossauros e porque foi tão difícil achá-la