Pela primeira vez cientistas identificaram uma estrutura magnética sem precedentes no planeta

Cientistas identificaram um switchback magnético na região externa da magnetosfera terrestre

16 out 2025 - 08h42
(atualizado em 17/10/2025 às 08h59)
Foto: Xataka

Cientistas identificaram uma estrutura inédita na fronteira do planeta. Trata-se do switchback magnético que ajuda a estudar a interação entre ondas solar e terrestre e o clima espacial.

Publicado na Eos e Journal of Geophysical Research: Space Physics, cientistas identificaram uma estrutura do tipo switchback magnético — uma alteração na direção das ondas magnéticas — na região externa da magnetosfera terrestre.

Publicidade

Além da novidade, essa descoberta pode ajudar pesquisas futuras do assunto e especialmente a compreensão do intercâmbio entre o vento solar e o campo magnético da Terra e a previsão de tempestades geomagnéticas e auroras.

Essa observação também se trata da primeira vez que algo do tipo acontece fora do ambiente solar, que normalmente ocorre na coroa solar. Ademais, a pesquisa sugere que os switchbacks surgiram não apenas perto do Sol, mas também onde o vento solar encontra o campo magnético de um planeta.

Na Terra, o fenômeno surgiu na fronteira dos ventos solares e a magnetosfera, com cientistas apontando a presença de plasma desses ventos e também vindo de dentro da magnetosfera. Essa mistura de plasmas pode acarretar na formação de tempestades geomagnéticas e auroras que também podem afetar os sistemas de comunicação da Terra temporariamente.

Essa descoberta também ajuda a ciência no quesito da observação, já que agora que é possível estudar na Terra, a pesquisa não precisará se concentrar apenas no Sol e expor sondas a altos níveis de temperatura e radiação.

Publicidade

...

Veja mais

Matérias relacionadas

Um grande asteroide atingiu a Terra há 11 milhões de anos, mas ninguém consegue achar a cratera

Há anos somos obcecados por senhas seguras e Wi-Fi público; acontece que o vazamento de dados estava nos satélites

Se você estivesse na Espanha há 5,3 milhões de anos, poderia ver um cena tirada dos filmes na vida real

Fóssil de 151 milhões de anos pode desvendar mistério da origem de mosquitos que não picam

Faraó Ramsés III estava indo bem com seus artesãos, até que eles organizaram a primeira greve trabalhista da história

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações