Mercúrio retrógrado é motivo pelo qual as coisas dão errado em novembro? A ciência tem algo a dizer sobre isso

Enquanto pessoas culpam os astros, até mesmo a NASA deu seu parecer

11 nov 2025 - 11h54
(atualizado em 12/11/2025 às 11h21)
Foto: Xataka

A temporada de Mercúrio retrógrado está de volta, ocorrendo de 9 a 20 de novembro de 2025. Para muitas pessoas, especialmente nas redes sociais, este é o culpado universal para tudo que dá errado: desde uma discussão com o parceiro, uma prova fracassada ou até mesmo a geladeira que parou de funcionar. Mas existe algum fundamento científico por trás desse fenômeno?

O que realmente é Mercúrio retrógrado?

Apesar do nome quase mágico, a NASA descreve o "Mercúrio retrógrado" como uma simples ilusão de ótica. Visto da Terra, o planeta Mercúrio (o mais próximo do Sol) parece se mover "para trás" em sua órbita por algumas semanas.

Publicidade

Isso não é um evento cósmico real; é apenas uma ilusão causada pela diferença de velocidade e posição entre a órbita da Terra e a de Mercúrio. Astronomicamente, nada muda, apenas a nossa perspectiva visual.

A ciência é clara: este fenômeno ocorre várias vezes ao ano e não tem qualquer efeito físico sobre a Terra, nossas emoções, viagens ou aparelhos de comunicação.

A interpretação astrológica e o "meme perfeito"

No campo da astrologia, a interpretação é bem diferente. Essa vertente, que não tem base científica, atribui a Mercúrio poderes sobre a comunicação, o pensamento e o movimento. Por isso, quando o planeta está "retrógrado", astrólogos frequentemente aconselham evitar assinar contratos, fazer viagens ou ter conversas difíceis.

O interessante, segundo especialistas em cultura digital, é como o fenômeno se tornou uma ferramenta cultural para ...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

Paradoxo do Quênia: acabamos de descobrir que a primeira mão "humana" data de antes da existência dos humanos

Explosões solares estremecem a Terra e afetam a comunicação no planeta: entenda o que causou e como fenômeno pode afetar nossa tecnologia

Descobrimos um novo "planeta fóssil" no Sistema Solar: Ammonite; essa é uma má notícia para os fãs do nono planeta

Encontramos 76 estruturas misteriosas nos Andes; o mais provável é que fossem armadilhas para animais

O cientista que perdeu o Nobel por falas racistas também roubou Rosalind Franklin, a verdadeira autora da descoberta do DNA

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações