Jeff Bezos espera que milhões de pessoas em breve vivam no espaço, mesmo que não sejam necessárias lá em cima

Jeff Bezos fala sobre o espaço durante a Semana Italiana de Tecnologia; Ele acredita que milhões de pessoas poderão, em breve, viver no espaço, mas não precisam, necessariamente, porque robôs são muito mais baratos, e a robótica fez um progresso tremendo nos últimos anos.

10 out 2025 - 07h17
(atualizado às 15h26)
Foto: Xataka

Jeff Bezos conversou com John Elkann (CEO da Stellantis e da Ferrari) durante a Semana Italiana de Tecnologia em Turim. Nessa conversa, que você pode encontrar online no YouTube, ele explicou que milhões de pessoas em breve viverão no espaço.

Ao mesmo tempo, porém, ele acrescentou que humanos não seriam necessários lá, já que robôs poderiam realizar as tarefas com muito mais facilidade e baixo custo. Ele diz (a partir do minuto 48 do vídeo):

Publicidade
Bem, acredito que nas próximas décadas, milhões de pessoas viverão no espaço.
Isso é interessante porque [as pessoas] viverão lá, principalmente, porque querem. Nossa tecnologia robótica está cada vez melhor. Não precisaríamos de humanos vivendo no espaço. Tudo o que precisamos fazer, se precisarmos realizar trabalhos na superfície da Lua ou em outro lugar, podemos fazer com robôs, e é muito mais econômico do que enviar humanos para lá.

Existem muitos planos para a vida no espaço, mas os custos são muito altos

Qual a probabilidade disso? O desenvolvimento tecnológico está avançando rapidamente. Estações espaciais ou mesmo pequenos assentamentos no espaço já são concebíveis ou estão em fase de planejamento. Existem inúmeros conceitos sobre como a gravidade artificial e os sistemas de suporte à vida poderiam ser implementados; a construção de colônias espaciais para centenas ou milhares de pessoas é concebível, mesmo que exija enormes investimentos. Um especialista da NASA explicou isso ao Focus.de (em alemão).

Por outro lado, os custos de ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Engenheiro passa seis anos construindo a "tela mais impraticável do mundo", feita de madeira e com resolução de 1.000 pixels

Fome estelar: telescópios observam um objeto do tamanho de Júpiter devorando 6,6 bilhões de massas solares por segundo

O crânio que muda tudo: um fóssil de um milhão de anos sugere que o Homo sapiens não se originou na África

100 anos após o nascimento da mecânica quântica, o Prêmio Nobel foi concedido às pessoas que mataram o gato de Schrödinger

"Parece loucura, mas é verdade": a Apple queria tirar vantagem da mão de obra barata da China, mas não percebeu que isso a estava ajudando a dominar o mundo

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se