Mesmo nos preocupando em escolher senhas fortes e garantir que nossos vizinhos não roubem nosso Wi-Fi, qualquer um pode capturar dados privados simplesmente apontando uma antena parabólica para um satélite. Não é uma conspiração do governo; foi o que pesquisadores da Califórnia descobriram usando equipamentos que custaram apenas US$ 800 (cerca de R$ 4.398).
O que aconteceu?
A Wired relata que vários pesquisadores das Universidades da Califórnia e de Maryland vêm gravando comunicações de diversos satélites há três anos. Durante esse tempo, eles coletaram uma enorme quantidade de dados privados. Entre as informações coletadas, estão chamadas e mensagens de usuários de diversas operadoras, os sites visitados por passageiros de avião usando Wi-Fi a bordo, comunicações entre diversas infraestruturas críticas, como plataformas de petróleo ou empresas de energia elétrica, e até mesmo comunicações policiais e militares que revelam a posição de seus equipamentos.
Por que isso importa
De acordo com as conclusões do estudo, estima-se que cerca de metade dos sinais de satélites geoestacionários transportam informações confidenciais de consumidores, empresas e até mesmo governos. Todos se esforçam para proteger suas redes Wi-Fi, suas contas online e seus dispositivos móveis, mas os resultados da pesquisa mostram que os satélites são um elemento crítico por meio do qual os dados também podem ser infiltrados.
Equipamentos básicos
O impressionante é que os pesquisadores não utilizaram tecnologia...
Matérias relacionadas
Esqueça a programação tradicional: vibe coding é a nova tendência que você precisa conhecer