Vídeo mostra novos painéis solares da Estação Espacial Chinesa

Os painéis fazem parte do módulo Wentian, lançado em julho; eles parecem girar para acompanhar o Sol, enquanto a estação Tiangong se move ao redor da Terra

15 ago 2022 - 16h00
(atualizado às 17h15)

A nova estação espacial Tiangong, da China, recebeu recentemente um par de novos painéis solares. Os componentes apareceram em um vídeo, publicado pela Agência Espacial Tripulada Chinesa (CMSA).

Foto: Xinhua/Guo Zhongzheng / Canaltech

Os novos painéis solares fazem parte do módulo Wentian, lançado à estação espacial da China no fim de julho. No vídeo, é possível perceber o ângulo dos painéis mudando conforme eles se movem, acompanhando a direção do Sol. O par de painéis mede quase 30 m de extensão e, juntos, formam uma área com mais de 55 m.

Publicidade

Confira o movimento dos painéis no vídeo abaixo:

Como são grandes, os painéis solares poderiam afetar o procedimento de acoplagem do módulo Wentian. Assim, para evitar problemas, os engenheiros decidiram aproveitar a flexibilidade dos componentes: os painéis solares foram lançados "dobrados" e, por serem muito finos, ocuparam apenas 20% do volume esperado para painéis solares tradicionais.

Os painéis foram projetados para fornecer energia à estação, que deverá permanecer permanentemente ocupada durante mais de uma década por tripulações de três ou mais astronautas. No momento, o complexo é habitado por três taikonautas (o nome dado aos astronautas chineses) da missão Shenzhou-14.

Em cerca de dois meses, a China deverá lançar o Mengtian, o terceiro e último módulo de sua estação espacial. O Mengtian será um módulo de experimentos, e também terá um grande par de painéis solares similares àqueles do Wentian.

Publicidade

Fonte: Xinhua; Via: Space.com

Trending no Canaltech:

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações