Vídeo da NASA mostra cometa mergulhando no Sol

O cometa foi filmado pelo observatório SOHO enquanto viajava em direção ao Sol neste domingo (7), e provavelmente não resistiu ao encontro com a nossa estrela

12 ago 2022 - 16h45
(atualizado às 19h18)

Durante a manhã de domingo (7), o Solar and Heliospheric Observatory (SOHO), um projeto colaborativo conduzido pela NASA e pela Agência Espacial Europeia (ESA), acompanhou um cometa se movendo em direção ao Sol para o que foi, provavelmente, um mergulho fatal.

Foto: HELIOVIEWER / Canaltech

O astrônomo Tony Phillips observa que, provavelmente, o cometa em questão era um "rasante Kreutz", ou seja, um fragmento de um cometa maior e bem antigo que se rompeu há muitos séculos. Estes objetos passam tão pertinho do Sol quando estão prestes a completar uma órbita que é como se estivessem realizando voos "rasantes", daí o apelido deles.

Publicidade

Diariamente, alguns "azarados" acabam se aproximando demais do nosso astro, sendo desintegrados.

Veja o vídeo:

É provável que o cometa em questão tenha sido atraído pelo Sol em função da imensa gravidade da estrela. "Como acontece com a maioria dos cometas que mergulham no Sol, esse não saiu do outro lado após sua aproximação máxima (periélio)", observou Keith Strong, físico solar.

No ano passado, o SOHO registrou outro cometa que teve destino semelhante: em 10 de maio, um cometa com algumas dezenas de metros prestes a completar uma órbita ao redor do Sol quando acabou engolido pela nossa estrela, sendo reduzido a partículas.

Publicidade

São vários os cometas que passam perigosamente perto do Sol — sozinho, o SOHO já encontrou 4 mil deles. Contudo, eles não saem ilesos das visitas à nossa estrela: eles podem até sobreviver à passagem, mas seguem viagem com uma quantidade significativamente menor de massa, perdida por evaporação. Por isso, eles podem ficar momentaneamente mais brilhantes, e mais visíveis da Terra a olho nu.

Fonte: SpaceWeather 

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se