Todos os astronautas da NASA poderão participar do programa Artemis, diz oficial

Agência espacial dos EUA tem 42 astronautas ativos e 10 em treinamento, e todos serão elegíveis para alguma missão lunar do programa Artemis

8 ago 2022 - 14h15
(atualizado às 17h27)

Reid Weisman, diretor do Escritório de Astronautas na NASA, afirmou que, para ele, não somente uma parte do corpo de astronautas da agência espacial é elegível para a Artemis II e para outras missões tripuladas do programa, mas sim todos os astronautas da agência.

Foto: NASA / Canaltech

A fala de Weisman mostra um cenário diferente daquele divulgado em 2020, em que a NASA anunciou a "Equipe Artemis" composta por 18 astronautas. Na época, a agência afirmou as tripulações para as missões iniciais do programa seriam escolhidas entre os membros deste grupo.

Publicidade

A missão Artemis II, que não deve ser lançada antes de 2024, será o primeiro voo tripulado com a cápsula Orion, e levará astronautas para uma viagem ao redor da Lua em uma viagem de aproximadamente dez dias. O pouso na Lua só virá na Artemis III, que acontecerá em 2026 ou além.

Os 18 astronautas da Equipe Artemis, anunciados pela NASA em 2020 (Imagem: Reprodução/NASA via collectSPACE.com)
Foto: Canaltech

Até o momento, já se sabe que um dos quatro tripulantes da missão será um astronauta canadense. Ainda não há informações sobre se outros parceiros da NASA (como a Europa ou Japão) vão ter astronautas na Artemis II. Já em relação aos astronautas da agência norte-americana, Wiseman afirmou que: "Da forma como eu vejo, qualquer um dos nossos 42 astronautas ativos é elegível para uma missão Artemis", observou ele.

"A pergunta que todos vão fazer é: quando vamos designar uma tripulação para a Artemis II? Esperamos que seja mais tarde neste ano", disse Weisman.

A primeira missão do programa Artemis será a Artemis I, um voo não tripulado ao redor da Lua para teste do foguete SLS e da cápsula Orion. A data de decolagem está marcada para 29 de agosto deste ano, com datas alternativas nos dias 2 e 5 de setembro.

Publicidade

Fonte: Via: Space News

Trending no Canaltech:

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações