Rússia revela modelo de sua futura estação espacial

A Rússia pretende construir sua futura estação espacial em duas etapas: a primeira deverá acontecer entre 2025 e 2026, e a segunda entre 2030 e 2035

15 ago 2022 - 18h15
(atualizado às 20h18)

A Roscosmos, agência espacial da Rússia, revelou nesta segunda-feira (15), durante um um evento militar, um modelo da futura estação espacial russa ROSS (Russian Orbital Service Station). O país vem afirmando que deixará a parceria da Estação Espacial Internacional (ISS) a partir de 2024, embora a data exata e como isso irá ocorrer ainda não tenham sido detalhados.

Segundo a Roscosmos, a futura estação espacial será lançada em duas etapas: a primeira será dedicada ao início da operação do complexo, com quatro módulos, e a segunda irá incorporar outros dois e uma plataforma de serviços. Quando estiver pronta, a estação poderá abrigar equipamentos científicos e até quatro cosmonautas.

Publicidade
Foto: Roscosmos / Canaltech

A agência espacial não trouxe datas específicas para o lançamento, mas a mídia estatal do país sugeriu que a primeira fase poderá ser lançada entre 2025 e 2026, enquanto a segunda deverá ser lançada entre 2030 e 2035. No projeto atual, a estação não deverá ter presença humana permanente como acontece com a Estação Espacial Internacional, mas receberia tripulantes duas vezes por ano, por períodos estendidos.

Símbolo da colaboração internacional científica e pacífica, a ISS foi lançada em 1998, e é continuamente ocupada desde novembro de 2000 por astronautas de diferentes países graças a uma parceria liderada pelos Estados Unidos e Rússia, junto do Canadá, Japão e outros 11 países da Europa. A NASA planeja manter as operações da estação até 2030, para depois iniciar uma transição a estações espaciais comerciais.

Fonte: Reuters

Trending no Canaltech:

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se