Projeto Astrovette quer restaurar Corvette customizado de astronauta da Apolo 15

O veículo pertenceu a Al Worden, piloto do módulo de comando da Apollo 15. Cada membro da tripulação tinha um modelo customizado com suas cores

9 ago 2022 - 13h15
(atualizado às 16h00)

Um Corvette raro, customizado há décadas especialmente para os astronautas do programa Apollo, receberá uma bela restauração por meio do projeto Astrovette Endeavour. O objetivo é deixar o carro como era em 1971, quando havia acabado de sair da fábrica para ser alugado a um dos astronautas da missão Apollo 15.

A Apollo 15 teve como tripulantes o comandante David R. Scott, o piloto do módulo de comando Alfred "Al" M. Worden e James B. Irwin, que serviu como piloto do módulo lunar. Essa foi a quarta missão a levar astronautas à superfície lunar, a primeira missão da NASA com um veículo na Lua e a primeira a realizar uma atividade extraveicular no espaço profundo.

Publicidade
Foto: Project Astrovette Endeavour / Canaltech

O Corvette em questão pertencia a Worden, e o trabalho de restauração está sendo feito por Will Penczak, neto de Al Worden, em parceria com a Luna Replicas, empresa de itens espaciais colecionáveis.

Em entrevista, Penczak descreveu que a restauração é uma preservação única do que é considerado uma parte muito importante da história norte-americana. "É um símbolo para um capítulo muito importante na história aeroespacial, junto da história da minha própria família", disse. Para isso, ele e Max Kaiserman, proprietário da Luna Replicas, adquiriram o Corvette de Worden cinco anos depois do veículo ter sido redescoberto por um colecionador.

Durante o programa Apollo, os astronautas dirigam Corvettes especiais apelidados de "Astrovettes", com pintura dourada e detalhes em preto, alugados por apenas US$ 1 ao ano e com suas cores e posição estampados em um emblema na lateral. No caso da Apollo 15, os veículos receberam cores simbólicas: o de Irwin foi vermelho, o de Worden, branco e o de Scott era azul-marinho, completando a representação da bandeira norte-americana.

Estas cores foram usadas para identificar as refeições dos tripulantes e até os objetos pessoais deles a bordo da nave durante a missão. Agora, Penczak e Kaiserman têm a tarefa de devolver o veículo de Worden à sua antiga glória, garantindo também que vai resistir à passagem do tempo.

Publicidade

"Na condição atual, ele vai continuar se deteriorando", observou Kaismer. Ele notou que os componentes consumíveis, como itens de borracha e vedações, precisam de substituições, e também será necessário restaurar a fibra de vidro do veículo e a pintura. "Há um certo nível de técnicas invasivas de preservação, ou restauração, que precisam acontecer. Não pode ser preservado como está, ele está deteriorado demais para isso", explicou.

Assim como o módulo de comando da Apollo 15 foi compartilhado com o mundo ao ser exposto no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos, Penczak e Kaiserman pretendem mostrar os resultados do projeto ao público. "Nosso objetivo é tornar isso acessível", explicou Kaiserman. Eles pensam em criar um canal no YouTube e até um documentário. "O Will está trabalhando com um pessoal criativo que quer produzir um vídeo disso, acompanhando nosso progresso e contando a história".

Fonte: Collect Space

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se