Novo foguete indiano falha em sua primeira missão

Dois satélites deveriam ter atingido uma altitude de 356 km, mas mal ultrapassaram os 70 km e reentraram na atmosfera

8 ago 2022 - 15h45
(atualizado às 17h51)

Neste domingo (7), a Índia tentou realizar um voo de demonstração com seu novo Small Satellite Launch Vehicle (SSLV), que deveria lançar ao espaço dois satélites de observação da Terra. Contudo, a agência espacial do país afirmou que o lançamento falhou, e que os satélites não foram colocados na órbita desejada.

Foto: ISRO / Canaltech

Com desenvolvimento proposto pela Índia em 2016, o SSLV é um foguete capaz de levar cargas úteis de até 500 kg a uma órbita com até 500 km de altitude. Originalmente, os satélites EOS-02 e AzaadiSAT deveriam ter sido colocados em órbita circular a 356 km de altitude.

Publicidade

Segundo a agência espacial da Índia (ISRO, Organização de Pesquisa Espacial Indiana), as fases iniciais do lançamento correram conforme o planejado, e o foguete pareceu funcionar como o esperado nos 10 primeiros minutos da missão. Em um comunicado, a ISRO inicialmente confirmou que os três estágios do foguete funcionaram normalmente. "Todos os estágios tiveram performance normal e ambos os satélites foram injetados", disse.

Posteriormente no domingo, a ISRO revelou que os satélites foram injetados em uma órbita elíptica com perigeu de apenas 76 km, dentro de nossa atmosfera. Com isso os satélites seriam queimados na reentrada. "A órbita alcançada foi menor que o esperado, o que a torna instável".

A ISRO descreveu que os satélites acabaram inutilizáveis, e que a causa da falha foi razoavelmente determinada. "A falha de lógica para identificar um problema no sensor e seguir para uma ação de correção causou o desvio", explicaram. Agora, um comitê irá investigar o ocorrido para estabelecer recomendações, que serão implementadas antes de um novo voo do SSLV.

Abaixo, você confere a transmissão completa do lançamento:

Publicidade

Fonte: Via: Spaceflight Now

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se