Meteoro explode sobre Utah, nos EUA

Estrondo ocorreu durante a manhã de sábado (13); câmeras residenciais registraram uma bola de fogo brilhando durante a manhã, alguns minutos antes do som

16 ago 2022 - 17h45
(atualizado às 19h18)

Durante a manhã de sábado (13), moradores do norte do estado de Utah, nos Estados Unidos, ouviram um forte som que parece ter sido causado pela explosão de um meteoro da chuva dos Perseidas. Diferentes câmeras de segurança residenciais registraram o fenômeno, e o Serviço Meteorológico Nacional da Cidade de Salt Lake publicou imagens de radar, que mostravam duas emissões brilhantes provavelmente vindas do meteoro.

Foto: National Weather Service Salt Lake City / Canaltech

As estações de sismógrafos da Universidade de Utah confirmaram rapidamente que o som não foi causado por terremotos. Segundo a publicação do serviço meteorológico, o brilho registrado nas imagens de radar era, provavelmente, do rastro do meteoro e da própria luminosidade dele, respectivamente.

Publicidade

Já uma câmera na cidade de Roy registrou imagens de uma

bola de fogo

brilhante, filmada um pouco antes do som ter ocorrido. "Agora temos uma confirmação em vídeo do meteoro ouvido em Utah, Idaho e em outras regiões nesta manhã", acrescentou o Serviço Meteorológico.

Confira:

Os meteoros pode causar fortes estrondos quando se movem pela atmosfera terrestre a uma velocidade

Publicidade
maior que a do som

, que é de 345 m/s em condições normais. Como a

velocidade da luz

é de 299.792.458 m/s e, portanto, maior que a do som, o estrondo do meteoro vem alguns segundos depois do clarão ser observado, mas o mais comum é que eles ocorram em altitudes tão grandes que o ruído não chega ao solo.

Devido à explosão e consequente destruição do objeto, é difícil determinar a origem exata do meteoro. De qualquer forma, é possível que ele tenha vindo da chuva dos meteoros Perseidas, cujo pico aconteceu da madrugada de sexta (12) para sábado (13). Até o momento, não houve relatos de meteoritos encontrados após a explosão.

Fonte: Deseret, KSLTv

Trending no Canaltech:

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações