Foguete da missão Artemis I chega à plataforma de lançamento

Foguete SLS e espaçonave Orion foram levados à plataforma 39B do Centro Espacial Kennedy por um veículo sobre esteiras, que percorreu 6,7 km em quase 10 horas

17 ago 2022 - 13h21
(atualizado às 16h42)

O foguete SLS e a espaçonave Orion que serão usados na missão Artemis I, a primeira de um ambicioso programa da NASA para retorno à Lua, chegaram à plataforma de lançamento 39B do Centro Espacial Kennedy às 8h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (17).

A dupla foi transportada, na vertical e conectada à torre de lançamento, por um imenso veículo sobre esteiras chamado pela NASA de "Crawler-Transporter", em uma viagem de 6,7 km que começou na terça-feira (16) e levou quase 10 horas.

Publicidade

Segundo a NASA, nos próximos dias seus engenheiros e técnicos irão configurar os sistemas da plataforma para o lançamento, que inicialmente deve acontecer durante uma janela de duas horas que começa às 10h33 do dia 29 de agosto.

Foto: NASA / Canaltech

Há datas alternativas de lançamento em 2 de setembro e 5 de setembro. A Orion fará uma viagem não tripulada de cerca de 40 dias além da Lua e de volta à Terra, durante a qual todos os sistemas, como propulsores, comunicação e suporte de vida, serão testados.

Outro teste crucial no retorno será do escudo térmico que protege a espaçonave do calor na reentrada na atmosfera, bem como dos paraquedas que irão desacelerá-la para um pouso "suave" na costa da califórnia a apenas 32 Km/h.

A primeira missão tripulada no programa Artemis será a Artemis II, em 2024, quando três astronautas norte-americanos e um canadense farão uma viagem de 10 dias ao redor da Lua. Um pouso em nosso satélite só deve acontecer após 2025, com a Artemis III.

Publicidade

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se