Exoplaneta com disco de gás ao redor pode ser um dos mais jovens já descobertos

Exoplaneta "bebê" teria apenas 1,6 milhão de anos e orbita uma estrela a 395 anos-luz de distância da Terra

10 ago 2022 - 11h48
(atualizado às 13h39)

Cientistas relataram em um novo artigo a primeira detecção já feita de gás em um disco circumplanetário. Eles usaram o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) para estudar a formação de exoplanetas em uma estrela localizada a cerca de 395 anos-luz da Terra, na constelação de Ophiuchus.

A estrela AS 209 é bastante jovem está relativamente próxima de nós, o que faz dela um alvo interessante para os pesquisadores que buscam compreender melhor como sistemas estelares se formam. Ela possui ao seu redor sete anéis, nos quais muito provavelmente planetas estão se formando.

Publicidade

Com a detecção de um disco circumplanetário, os astrônomos têm mais um sinal confiável da presença de um exoplaneta muito jovem ao redor da estrela. Os discos circumplanetários são um acúmulo de gás, poeira e detritos em torno de planetas jovens, sendo dessas estruturas que as luas e outros pequenos objetos rochosos são formados.

Ao observar uma "bolha" de luz emitida no meio de uma lacuna vazia entre os anéis da estrela, os cientistas rastrearam um potencial planeta com a massa de Júpiter. Ele está incrivelmente distante da estrela hospedeira, a mais de 200 unidades astronômicas (ou seja, 200 vezes a distância entre a Terra e o Sol). Isso desafia os modelos astronômicos atuais.

Foto: ALMA/ESO/NAOJ/NRAO/S. Dagnello / Canaltech

Também chama a atenção a idade estimada para este planeta: apenas 1,6 milhão de anos. Se for comprovada, será um dos exoplaneta mais jovens já detectados. Para essa confirmação, mais estudos serão necessários.

Discos circumplanetários em torno de exoplanetas já foram observados antes. Em 2019, os cientistas do ALMA fizeram a primeira detecção (comprovada em 2021) de um disco circumplanetário formando luas ao redor do exoplaneta PDS 70c.

Publicidade

Entretanto, as observações em AS 209 trouxeram a primeira detecção de gás em um disco circumplanetário. Isso é importante porque ajudará a entender os processos de desenvolvimento de atmosferas planetárias e os mecanismos pelos quais as luas são formadas.

O artigo foi publicado no The Astrophysical Journal Letters.

Fonte: The Astrophysical Journal LettersNRAO

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se