Clarão no interior: meteoro iluminou o céu de cidades em São Paulo

O clarão foi observado por moradores de cidades no interior paulista e até na capital do estado; é provável que se trate de um bólido, um meteoro bem brilhante

3 ago 2022 - 13h00
(atualizado às 13h11)

Durante a madrugada desta quarta-feira (3), um forte brilho iluminou o céu de Hortolândia, Rio Claro, Campinas, Sorocaba, entre outras cidades no estado de São Paulo, e foi visto também na capital paulista. Segundo relatos de usuários nas redes sociais, o clarão ocorreu por volta das 5h09, e pode ter sido causado pela passagem de um bólido.

Foto: LNA Laboratório Nacional de Astrofísica/Divulgação / Canaltech

Reginaldo Mendes Monteiro, morador da cidade de Aguaí, no interior do estado, relatou que estava em sua casa fazendo café, até que notou um clarão e um barulho que agitou as janelas de sua casa "Pensei que fosse alguma explosão de botijão de gás, mas aí vimos uma câmera de onde moro e deu pra ver uma bola branca no vidro do veículo", relatou ele, em entrevista ao G1.

Publicidade

Nas redes sociais, usuários que moram na capital paulista também relataram ter visto o brilho forte durante a madrugada. "Eu estava dormindo, acordei do nada, fui ao banheiro, voltei e olhei pela janela por 10 segundos e, de repente, um clarão imenso, parecendo um meteoro", escreveu Jaque Braz, em uma publicação no Twitter.

Veja a passagem do objeto na capital paulista no vídeo abaixo, capturado por uma das estações da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) operada por Sérgio Mazzi, diretor-presidente da rede:

Ainda não é possível saber a causa exata do brilho, mas é provável que se trate, de fato, de um bólido. "Eu realmente vi os vídeos e tudo indica que é realmente um bólido, um asteroide, um fragmento de um asteroide que entrou na atmosfera", observou Thiago Signorini Gonçalves, astrônomo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em entrevista ao G1.

Publicidade
Passagem do meteoro registrada em estação da Bramon, na capital de SP (Imagem: Sérgio Mazzi)
Foto: Canaltech

Também chamados de "bolas de fogo", os bólidos são meteoros mais brilhantes que o planeta Vênus, o segundo objeto mais brilhante do céu noturno. Eles podem explodir antes de chegar ao solo, e quando isso acontece, causam fortes sons. O astrônomo explicou que o brilho é causado pelo momento em que o pedaço de rocha espacial se fragmenta em pequenos pedaços. "Nas próximas horas e dias teremos mais informações sobre o que realmente foi esse evento que produziu [o clarão]", finalizou.

Fonte: Via: G1, Folha

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se