Cães-robô vão patrulhar base da Força Espacial dos EUA

Os robôs Vision 60 Q-UGVs, da Ghost Robotics, também podem ser usados para inspeção remota e até para estender redes de comunicação

9 ago 2022 - 14h45
(atualizado às 17h18)

No fim de julho, oficiais da Força Espacial dos Estados Unidos realizaram uma demonstração do uso dos "cães-robô" em patrulha de segurança e tarefas repetitivas na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

Os robôs Vision 60, produzidos pela Ghost Robotics, são oficialmente designados como Q-UGVs (Quadrupedal Unmaned Ground Vehicles, Veículo Quadrúpede Terrestre Não-Tripulado), respondem a comandos de voz e podem ser equipados com vários sensores ópticos e acústicos, que os transformam em "olhos" e "ouvidos" automatizados em lugares sensíveis.

Publicidade

Além disso, os robôs podem servir como pequenas estações de comunicação: através de antenas, os cães ajudam a estender as redes de comunicação além da infraestrutura existente, ou as levam para lugares onde não existe infraestrutura adequada.

As fotos das atividades mostram oficiais operando os robôs com um controle remoto, no interior de um hangar, mas eles também podem operar de forma autônoma. Graças às suas quatro "patas", os robôs mantêm a estabilidade mesmo em terreno desconhecido. E mesmo que caiam, eles se levantam e seguem o trabalho.

Foto: U.S. Space Force/Senior Airman Samuel Becker) / Canaltech

Segundo o Departamento de Defesa, a unidade Lançamentos Espaciais Delta 45 usará os "cães" para avaliação de danos e patrulhas, economizando uma quantidade significativa de horas. Esta é a unidade responsável pelas operações de lançamentos espaciais no Centro Espacial Kennedy e em Cabo Canaveral.

Além das aplicações militares, cães robóticos podem ser usados também em situações de emergência, segurança pública e usos industriais. No ano passado, a SpaceX usou o cão-robô Spot, da Boston Dynamics, para o que pareceu uma inspeção no local onde o protótipo SN10 da Starship foi testado e explodiu.

Publicidade

Fonte: Space Force Station

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se