Cientistas criam microrrobôs para tratar AVC e tumores

Dispositivos são capazes de navegar por qualquer parte do corpo

17 nov 2025 - 13h25
(atualizado às 14h23)

Pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique anunciaram nesta segunda-feira (17) um avanço promissor na medicina: robôs microscópicos capazes de navegar com grande precisão por praticamente qualquer parte do corpo humano ? inclusive pelos menores vasos sanguíneos do cérebro ? para administrar medicamentos exatamente onde são necessários.

Dispositivos são considerados um avanço promissor na medicina
Dispositivos são considerados um avanço promissor na medicina
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Os microrrobôs, descritos em um artigo publicado na revista Science, representam novas possibilidades para o tratamento de doenças como AVC, tumores e infecções localizadas.

Publicidade

Inicialmente, eles foram testados com sucesso em porcos e ovelhas. Agora, a equipe, coordenada pelos pesquisadores Salvador Pané e Bradley Nelson, se prepara para iniciar estudos clínicos em humanos.

Segundo os líderes do estudo, o principal desafio enfrentado foi o "tamanho" dos microrrobôs, porque não é fácil, de fato, criar dispositivos pequenos o suficiente para passar por capilares e que também sejam manobráveis, rastreáveis e capazes de administrar o medicamento desejado.

Para alcançar esse objetivo, os autores do estudo equiparam os microrrobôs com dois tipos de nanopartículas: as de óxido de ferro, que permitem que eles manobrem as cápsulas aplicando campos magnéticos, enquanto as de tântalo, outro metal, permitem que sejam rastreadas em seu trajeto dentro do corpo por meio de raios X.

Outro desafio foi manobrar os microrrobôs com superprecisão, guiando-os na direção correta em frente a uma bifurcação vascular ou contra o fluxo sanguíneo. Para isso, os pesquisadores combinaram três estratégias diferentes de navegação magnética e, graças a essa abordagem, a cápsula liberou os medicamentos no local correto em mais de 95% das vezes.   

Publicidade
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações