O governo holandês assumiu o controle da Nexperia, uma empresa de semicondutores sediada na Holanda, mas de propriedade da China. A empresa utilizou sua "Lei de Disponibilidade de Bens" pela primeira vez. Isso colocou a guerra dos chips em uma nova fase tensa.
O que aconteceu?
A Nexperia é uma fabricante de chips que foi desmembrada da empresa holandesa NXP Semiconductors. Em 2017, a Nexperia foi adquirida por US$ 2,75 bilhões (cerca de R$ 14,6 bilhões) por um consórcio estatal chinês e tornou-se majoritariamente controlada pelo grupo de tecnologia chinês Wingtech, em 2019. Conforme relatado pelo Financial Times, a empresa foi inesperadamente confiscada pelo governo holandês, que alegou "graves deficiências de governança e ativos". Isso permite que o Ministro das Finanças holandês, Vincent Karremans, assuma o controle de fato sobre as operações da Nexperia.
O objetivo é proteger os chips da Europa
Esta é a primeira vez que a Holanda utiliza sua "Lei de Disponibilidade de Ativos". O Ministro da Economia afirmou que a decisão se deveu a "uma ameaça à continuidade e à salvaguarda de know-how e capacidades tecnológicas cruciais na Holanda e na Europa". A Nexperia produz chips utilizados nas indústrias automotiva e de eletrônicos de consumo europeias.
Tensão geopolítica
A intervenção do governo holandês na empresa aumentou rapidamente nos últimos dias. No início de outubro, diversas decisões judiciais suspenderam os poderes do CEO chinês da Nexperia, Zhang Xuezheng. Posteriormente, um...
Matérias relacionadas
Casas por 1 euro? Cidade italiana já vendeu 450 imóveis em "promoção" e por que isso acontece