O mundo do desenvolvimento de aplicativos móveis sempre esteve dividido por uma fronteira clara. De um lado, o ecossistema da Apple, onde a Swift é a linguagem preferida, criada pela empresa para desenvolver software nativo para o iPhone.
Do outro, o Android, historicamente dominado pelo Java e, mais recentemente, pelo Kotlin. Embora existam ferramentas multiplataforma como React Native e Flutter, do Google, o desenvolvimento nativo seguiu caminhos separados. Agora, essa fronteira se tornou mais difusa do que nunca.
O que mudou
Swift, a linguagem de programação criada pela Apple em 2014, atravessou para o outro lado. O projeto de código aberto anunciou oficialmente o lançamento das primeiras versões do SDK para Android. Isso significa que, pela primeira vez, os desenvolvedores têm ferramentas oficiais para criar apps para Android usando a linguagem da Apple. Até então, usar Swift no Android era um terreno experimental, mas a criação de um grupo de trabalho dedicado ao Android dentro do projeto fornece ferramentas estáveis e um roteiro claro.
O objetivo não é que os apps de Android pareçam ou se comportem como os do iPhone. O SDK de Swift não inclui o SwiftUI, o sistema usado para desenhar a interface do iOS. A ideia segue outro caminho: os desenvolvedores escreverão a "lógica de negócio" do app (o núcleo que gerencia dados e funções) uma única vez em Swift.
Esse código poderá ser usado tanto no app de iOS quanto no de Android. No entanto, a interface do usuário continuará...
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