Patrocínio

Black Shark 5 Pro sobrevive a teste de resistência, mas com ressalvas

Mais recente smartphone gamer de alto desempenho da Xiaomi foi avaliado pelo canal JerryRigEverything, mostrando ser resistente, ainda que não por completo

9 ago 2022 - 13h51
(atualizado às 16h00)

Mais recente smartphone gamer de alto desempenho da Xiaomi, o Black Shark 5 Pro, acaba de passar pelo teste de resistência do YouTuber Zack Nelson, do canal JerryRigEverything.

Estressado ao limite, o dispositivo se mostrou resistente, ainda que não completamente perfeito, ao mesmo tempo em que teve um dos maiores destaques — a recarga rápida de 120 W — avaliado na prática.

Publicidade

Carregamento de 120 W é destaque

Zack inicia os teste avaliando a eficácia do carregamento rápido de 120 W, um dos recursos de maior destaque do telefone. Segundo a Xiaomi, a tecnologia é capaz de levar a carga da bateria de 0 a 100% em apenas 15 minutos e, ao que parece, as promessas são quase cumpridas.

A unidade do criador de conteúdo levou quase 17 minutos para recuperar a energia por completo, tempo impressionante considerando que a maioria dos concorrentes leva 30 minutos ou mais.

Foto: Divulgação/Black Shark / Canaltech

Essa diferença parece ter um culpado — o aquecimento. Ainda que não tenha utilizado instrumentos para medir a temperatura do Black Shark 5 Pro durante o carregamento, Zack relata que o aparelho esquentou significativamente durante o processo, a ponto de ser extremamente incômodo de segurá-lo.

A situação ao menos acende um alerta para locais em que as temperaturas sejam elevadas: mesmo que não cause danos, em virtude dos mecanismos de proteção implementados pela Xiaomi, a capacidade de recarga do celular deve sofrer um impacto perceptível em regiões onde o clima é excessivamente quente.

Publicidade

Aparelho é resistente com ressalvas

Passando para o teste de resistência, o youtuber comprova o uso de materiais premium no Black Shark 5 Pro, que traz laterais e botões em alumínio, e um vidro traseiro com acabamento fosco.

A exceção vai para a área do módulo de câmeras que abriga o flash de LED, curiosamente composto de plástico. A tela, como de costume, usa vidro temperado, resistindo ao teste de dureza da escala Mohs até o nível 6, com marcas mais profundas no nível 7.

Apesar de físico, integrado ao botão de energia, o leitor de digitais não apresentou bons resultados ao sofrer arranhões, sendo incapaz de reconhecer as digitais de Zack — que são desgastadas, vale destacar.

A tela mostrou ter um painel AMOLED de qualidade ao ser aquecida com a chama de um isqueiro, demorando 25 segundos até começar a apresentar pixels brancos e recuperando as cores pouco depois, algo incomum em boa parte dos displays do tipo.

Publicidade

Os resultados não foram tão positivos no momento em que o teste estrutural é iniciado. Ainda que não tenha rachado ou se partido, o Black Shark 5 Pro foi bastante flexionado, a ponto de exibir aberturas entre as laterais e a tampa de vidro na região das antenas, uma das principais vilãs da construção de smartphones modernos. Dito isso, o celular se manteve intacto e foi aprovado pelo criador de conteúdo.

O Black Shark 5 Pro já é vendido globalmente, com preço sugerido de US$ 799, ou algo em torno de R$ 4.110, em conversão direta sem impostos. O dispositivo não foi trazido ao Brasil, e não há previsão para que isso aconteça.

Black Shark 5 Pro: ficha técnica

  • Tela: AMOLED de 6,67 polegadas, com resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 144 Hz, amostragem de toque de 720 Hz
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
  • Memória RAM: 8 GB, 12 GB ou 16 GB
  • Armazenamento interno: 256 GB ou 512 GB
  • Câmera traseira: 108 MP (Principal, f/1.8) + 13 MP (Ultrawide, f/2.4, 120°) + 5 MP (Macro, F/2.4)
  • Câmera frontal: 16 MP
  • Dimensões: 163,9 x 76,5 x 9,5 mm
  • Peso: 220 g
  • Bateria: 4.650 mAh com recarga rápida de 120 W
  • Extras: 5G, NFC, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, som estéreo, sensor de impressão na lateral, botões mapeáveis na lateral
  • Cores disponíveis: preto e branco
  • Sistema operacional: Android 12, sob a Joy UI 13

Fonte: JerryRigEverything

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se