Cabelo, pele e lã podem parecer não ter nenhuma relação entre si. Contudo, um estudo publicado na revista Advanced Healthcare Materials, no dia 25 de agosto deste ano, revelou que a união desses elementos em uma pasta de dente pode trazer benefícios para a saúde bucal, como o fim das cáries e o aumento da resistência dentária. A pesquisa, conduzida por pesquisadores do King's College London, no Reino Unido, propõe uma alternativa sustentável e mais natural aos tratamentos convencionais, com o potencial de chegar ao mercado em até três anos.
O que provoca a cárie e a erosão dentária?
De acordo com o Ministério da Saúde, a cárie é uma das doenças crônicas mais predominantes no mundo. Caracterizada pela deterioração e desintegração do dente, essa doença se desenvolve ao longo do tempo devido a interação de alguns fatores, como má higiene bucal, bactérias e consumo excessivo de alimentos açucarados e ultraprocessados. Quando a cárie não é tratada, a doença acaba evoluindo e provocando a destruição irreversível dos dentes. Por essa razão, corrigir os primeiros sinais de danos nos dentes, causado pelo processo da cárie na superfície do esmalte dentário, é fundamental para reconstruir a estrutura e a funcionalidade do esmalte.
Já a erosão dentária é uma condição que pode ser provocada por fatores similares, como a má higiene, mas o envelhecimento, o bruxismo e a ingestão de comidas e bebidas ácidas também podem contribuir para esse desgaste. Isso acaba causando uma ...
Matérias relacionadas
Empresário construiu mega mansão sem permissão e vizinhos conseguiram que a prefeitura a demolisse
As velhas pás dos moinhos de vento encontram um novo propósito: conter a desertificação na China
Cidade peruana recém-descoberta pode mudar a história da América Latina