Que a guerra na Ucrânia se tornou o maior laboratório de drones de combate do mundo é indiscutível. De fato, tanto a Rússia quanto, em maior medida, a Ucrânia, elevaram esses dispositivos ao ponto de criar uma indústria bélica sem precedentes, posicionando essas máquinas como o exército do futuro em qualquer conflito.
O que não era tão conhecido era a origem da maioria dos drones da Ucrânia.
Origem e metamorfose
O que começou há três anos como uma agência de locações e adereços em porões e garagens se transformou em uma indústria bélica de escala quase industrial: a Fire Point, cujo proprietário e executivos vêm do mundo do cinema e da fabricação de móveis para áreas externas, passou de montar drones com peças comerciais a produzir, segundo seus executivos, centenas de munições motorizadas de longo alcance em pelo menos trinta locais secretos espalhados pela Ucrânia.
Mas há muito mais, pois a empresa cresceu tanto que agora garantiu contratos no valor de cerca de um bilhão de dólares em um único ano. Esse crescimento reflete a rápida profissionalização e comercialização de iniciativas que nasceram do patriotismo e da urgência em fevereiro de 2022, quando oficinas clandestinas improvisadas se tornaram uma resposta eficaz (embora precária e fragmentada) a uma invasão em larga escala.
Produção, design e emprego
Os produtos da Fire Point, como o drone FP-1, são máquinas simples em termos de materiais ...
Matérias relacionadas
A Microsoft comprou tantas placas gráficas para IA que agora enfrenta um grande problema