63% dos gamers nos EUA compram apenas um jogo por ano; um pequeno grupo de jogadores mantém a indústria

Um relatório do analista Mat Piscatella esclarece o verdadeiro motor da indústria

12 out 2025 - 16h21
(atualizado em 17/10/2025 às 09h53)
Foto: Xataka

As vendas são o mais importante hoje em dia na indústria de games. Em última análise, tudo se resume aos lucros obtidos pelos títulos, relegando aspectos como qualidade, reviews ou a apreciação dos jogadores a um segundo ou terceiro plano.

Nesse contexto, Mat Piscatella, diretor editorial sênior do grupo de pesquisa Circana, compartilhou uma realidade sobre o consumo de videogames nos EUA: apenas um grupo muito pequeno é capaz de comprar vários jogos por ano, o que gera preocupação se considerarmos a enorme quantidade de títulos lançados anualmente.

Publicidade

O estudo, intitulado O Futuro dos Videogames e realizado durante o terceiro trimestre de 2025, analisou os hábitos de compra dos jogadores norte-americanos, dando atenção especial à frequência de aquisição de novos títulos.

Segundo os resultados, 33% compram um jogo menos de uma vez por ano, enquanto 12% realizam uma compra anual e 18% adquirem um a cada seis meses. Apenas 22% dos jogadores compra um jogo novo aproximadamente a cada três meses, enquanto os grupos menores — 10% e 4% — são os que compram mensalmente ou com maior frequência.

Para Mat Piscatella, isso explica por que os preços dos jogos aumentaram tanto

Piscatella explicou que esses dados ajudam a entender por que as empresas de videogames concentram cada vez mais esforços em produtos premium de preço cheio e em estratégias de monetização direcionadas aos consumidores com maior poder aquisitivo. "O mercado é impulsionado por um pequeno grupo de jogadores que compra um ou ...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

Um casal francês com dois filhos tentou driblar o capitalismo transformando um ônibus em motorhome; mas ele só durou 80 km

Todos conhecem o maior segredo da Criação de Adão de Michelangelo, mas há mais um detalhe que o pintor queria que as pessoas soubessem

As empresas de IA acabaram de enfrentar um desafio inesperado: as seguradoras começaram a virar as costas para elas

Marvel ofereceu a Hollywood todos os seus personagens por um preço ridículo; Sony disse não e pagou apenas pelo Homem-Aranha

Famoso retrato de Maria Antonieta pode não ser da última rainha da França, sugere nova pesquisa

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se