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15 alternativas ao Google Workspace (antigo G Suite)

Quer substituir o Google Workspace? Confira suites de escritório alternativas e aplicativos individuais que cumprem as funções do antigo G Suite

6 jul 2022 - 22h13
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O Google Workspace deixou de oferecer planos grátis, em julho de 2022. Com isso, alguns usuários podem querer migrar para suites de escritório mais baratas ou que garantem vantagens diferentes. Nas linhas a seguir, o Tecnoblog listou 15 alternativas ao G Suite, incluindo aplicativos individuais que realizam funções específicas, com detalhes de preço, prós e contras.

15 alternativas ao Google Workspace
15 alternativas ao Google Workspace
Foto: Guilherme Reis/Tecnoblog / Tecnoblog

Suite de escritório completa, o Google Workspace reúne, em uma única plataforma, aplicativos de produtividade e serviços de videochamada, chat, e-mail personalizado, calendário e armazenamento na nuvem. Hoje, há somente três plataformas que oferecem uma gama de recursos parecida de forma unificada: Microsoft 365, Zoho Workplace e OnlyOffice Workspace.

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Contudo, existem diversos aplicativos que entregam de maneira individual cada uma das funções do Google Workspace. É possível, por exemplo, utilizar uma plataforma para ter softwares de edição de documentos, planilhas e apresentações, enquanto assina outros serviço de videochamadas, e-mail e drive compartilhado.

Veja, logo abaixo, as melhores alternativas ao G Suite, desde suites de escritório completas, até aplicativos individuais que permitem compartilhar informações e arquivos entre times:

Índice

  • Suites de escritório completas
    • Microsoft 365
    • Zoho Workplace
    • OnlyOffice Workspace
  • Suites de produtividade
    • iWork
    • LibreOffice
  • Aplicativos de videochamada
    • Zoom
    • GoToMeeting
  • Aplicativos de chat
    • Slack
    • Discord
  • E-mail com domínio personalizado
    • Proton Mail
    • GoDaddy
  • Serviços de armazenamento na nuvem
    • Box
    • Dropbox
  • Calendário compartilhado e notas
    • Calendly
    • Evernote

Suites de escritório completas

Microsoft 365

Microsoft 365
Foto: Divulgação/Microsoft / Tecnoblog

Microsoft 365 é uma suite de escritório completa e bastante popular entre empresas ao redor do mundo. Com quatro opções de planos empresariais, a plataforma oferece acesso aos aplicativos do pacote Office — Word, Excel, PowerPoint, entre outros —, além de 1 TB de armazenamento na nuvem no OneDrive para cada membro do time.

Os planos Business Basic, Standard e Premium também garantem acesso ao Microsoft Teams para realizar chat, chamadas de vídeo e reuniões para até 300 pessoas. Os assinantes ainda ganham e-mail empresarial e podem usar programas exclusivos para empresas, como Exchange, SharePoint, Access e Publisher.

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Apesar de ser mais caro que o Google Workspace, o Microsoft 365 tem vantagens únicas, como a capacidade de baixar versões para desktop dos aplicativos do Office para utilizá-los offline. O armazenamento de 1 TB no OneDrive também se sobressai, já que o Google oferece apenas 30 GB no plano mais básico.

Planos e preços:

Plano Preço mensal Recursos
Business Basic R$ 27,43 por usuário 1 TB de armazenamento no One Drive;

Microsoft Teams para até 300 pessoas;

E-mail empresarial;

Aplicativos do Office em versão para web;

Segurança padrão;

Suporte por telefone ou pela web.
Business Standard R$ 80 por usuário Recursos do plano Business Basic, mais:

Aplicativos do Office em versão para desktop;

Webinars fáceis de hospedar;

Ferramenta de relatório e registro do participante;

Gerenciamento de compromissos com o cliente.
Business Premium R$ 140,80 por usuário Recursos do plano Business Basic e Standard, mais:

Segurança avançada;

Controle de dados e acesso;

Proteção contra ameaças cibernéticas.
Apps para pequenos e médios negócios R$ 52,80 por usuário 1 TB de armazenamento no One Drive;

Aplicativos do Office em versão para desktop;

Segurança padrão;

Suporte por telefone ou pela web.

Prós:

  • Oferece alternativas aos apps do G Suite em versões para desktop, celular e web;
  • Libera acesso ao pacote Office completo;
  • Cada usuário ganha 1 TB de armazenamento no OneDrive;
  • Garante endereço de e-mail profissional via Outlook;
  • Segurança é maior por permitir poucas integrações com apps de terceiros.

Contras:

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  • Mais caro que o Google Workspace;
  • Aplicativos do pacote Office são mais difíceis de aprender a usar;
  • Poucas integrações com apps de terceiros.

Zoho Workplace

Zoho Workplace
Foto: Divulgação/Zoho / Tecnoblog

O Zoho Workplace é uma opção de suite de escritório ideal para empresas que querem fugir do padrão. Sem relação com Google ou Microsoft, o software oferece seus próprios aplicativos de produtividade, assim como serviços de comunicação e colaboração entre times, incluindo armazenamento na nuvem e endereço de e-mail empresarial.

Apesar de não ser tão popular quanto o Google Workspace ou o Microsoft 365, o Zoho Workplace funciona bem para empresas de pequeno a médio porte. Para grandes negócios, porém, a plataforma ainda é limitada. No plano mais caro, por exemplo, cada membro do time recebe apenas 100 GB de armazenamento em nuvem. Além disso, as videoconferências só comportam até 100 pessoas.

Uma vantagem exclusiva do Zoho Workplace é a possibilidade de testar o serviço durante 15 dias sem pagar. Assim, dá para checar se vale a pena assinar um dos três planos disponíveis, antes de confirmar a transação.

Planos e preços:

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Plano Preço mensal Recursos
Padrão US$ 4 por usuário Zoho Mail com 30 GB de armazenamento;

ZohoWorkDrive com 10 GB de armazenamento;

Zoho Office Suite com apps para documentos, planilhas e apresentações;

Zoho Cliq com chats para até 100 pessoas;

Zoho Meeting para até 10 pessoas.
Profissional US$ 7 por usuário Zoho Mail com 100 GB de armazenamento;

ZohoWorkDrive com 100 GB de armazenamento;

Zoho Office Suite com apps para documentos, planilhas e apresentações;

Zoho Cliq com e-mail personalizado e chats ilimitados;

Zoho Meeting para até 100 pessoas.
Somente e-mail US$ 1 por usuário E-mail empresarial e calendários compartilhados.

Prós:

  • Oferece teste grátis durante 15 dias;
  • Preços baixos em relação ao Google Workspace e Microsoft 365;
  • Tem todos os aplicativos essenciais em uma suite de escritório;
  • Permite fazer videochamadas dentro da plataforma;
  • Garante endereço de e-mail profissional.

Contras:

  • Curva de aprendizado pode ser maior por não usar aplicativos tradicionais do Google ou Microsoft;
  • Oferece apenas 100 GB de armazenamento em nuvem, no máximo;
  • Não é indicado para empresas com mais de 100 funcionários.

OnlyOffice Workspace

OnlyOffice Workspace
Foto: Divulgação/OnlyOffice / Tecnoblog

O OnlyOffice Workspace oferece todas as funções essenciais em uma suite de escritório digital, incluindo aplicativos de produtividade, serviços de comunicação entre times, e-mail e ferramentas de gerenciamento de projetos. Como diferencial, a plataforma é um software de código aberto (open source).

Por ser open source, qualquer pessoa pode saber como o OnlyOffice funciona e ajudar no desenvolvimento de novas ferramentas. Entretanto, isso não significa que o programa é totalmente gratuito ou que ele é menos seguro que as demais suites de escritório.

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Os aplicativos do OnlyOffice Workspace podem ser usados tanto em nuvem quanto nos servidores das próprias empresas. Há opções de planos gratuitos, sendo que os planos pagos oferecem apenas 100 GB de armazenamento na nuvem para cada usuário, assim como o Zoho Workplace.

Planos e preços:

Plano Preço Recursos
Business (Nuvem) US$ 6 mensais por usuário Docs, Groups, Mail e Talk;

Administradores ilimitados;

100 GB de armazenamento em nuvem;

Domínio personalizado;

Autenticação em dois fatores.

Prós:

  • Oferece planos gratuitos;
  • Tem todos os aplicativos essenciais em uma suite de escritório;
  • É desenvolvido em open source;
  • Permite baixar aplicativos para desktop e celular;
  • É compatível com Windows, Linux e macOS.

Contras:

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  • Difícil de configurar e utilizar;
  • Oferece apenas 100 GB de armazenamento em nuvem, no máximo;
  • Tem poucas integrações com aplicativos de terceiros.

Suites de produtividade

iWork

iWork
Foto: Divulgação/Apple / Tecnoblog

Com aplicativos de edição de documentos, planilhas a apresentações, o iWork é uma opção de suite de produtividade ideal para usuários do ecossistema da Apple. Apesar de não oferecer softwares tão completos quanto o Microsoft 365 ou o Google Workspace, o conjunto de programas da Maçã ainda é bastante útil.

Suas maiores vantagens são a integração direta com o iCloud Drive, assim como aplicativos de calendário, lembretes e e-mail. Além disso, é fácil utilizar os programas em dispositivos da Apple com iOS, iPadOS ou macOS. A suite é gratuita, mas não é recomendada para empresas grandes pelas limitações.

Planos e preços: grátis.

LibreOffice

Calc do LibreOffice 7.3 para Windows
Foto: Emerson Alecrim/Tecnoblog / Tecnoblog

Software de código aberto, o LibreOffice oferece os principais aplicativos de produtividade de graça, incluindo editores de textos, planilhas e apresentações. Essa suite é a principal escolha para substituir os programas do pacote Office, pois conta com interface e funções bastante parecidas.

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A parte ruim é que a plataforma não tem integração automática com drivers na nuvem. Por isso, você vai precisar utilizá-la em conjunto com algum dos melhores serviços de armazenamento em nuvem disponíveis no mercado, como o Google Drive, o OneDrive ou o iCloud Drive.

Planos e preços: grátis.

Aplicativos de videochamada

Zoom

Videoconferências via Zoom
Foto: Anna Shvets/Pexels / Tecnoblog

Bastante popular entre as empresas, o Zoom é a principal escolha de aplicativo de videochamadas para quem quer fugir dos serviços tradicionais. Ele pode ser usado de graça, mas há limites de participantes — 100 por chamada — e de tempo da reunião — até 40 minutos.

Para remover esses obstáculos é preciso assinar um dos planos disponíveis. O Zoom One para empresas, por exemplo, oferece serviços de videochamadas e chat sem limites, além de quadros colaborativos ilimitados e armazenamento na nuvem para guardar vídeos de reuniões.

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Planos e preços:

Plano Preço mensal Recursos
Gratuito Não tem Reuniões de até 40 minutos para até 100 pessoas;

Chats em grupo;

Compartilhamento de arquivos;

3 quadros brancos.
Pro US$ 14,99 por usuário Reuniões sem tempo máximo para até 100 pessoas;

Chats em grupo;

Compartilhamento de arquivos;

3 quadros brancos;

5 GB de armazenamento em nuvem.
Business US$ 19,99 por usuário Reuniões sem tempo máximo para até 300 pessoas;

Chats em grupo;

Compartilhamento de arquivos;

Quadros brancos ilimitados;

5 GB de armazenamento em nuvem.
Enterprise Negociável Reuniões sem tempo máximo para até 1000 pessoas;

Chats em grupo;

Compartilhamento de arquivos;

Quadros brancos ilimitados;

Armazenamento em nuvem ilimitado

Telefone;

Zoom Room;

Legendas automáticas com tradução em tempo real.

GoToMeeting

GoToMeeting
Foto: Divulgação/GoToMeeting / Tecnoblog

O GoToMeeting é uma alternativa ao Zoom que foca na segurança das chamadas de vídeo para empresas. Ele oferece salas de reuniões pessoais e coletivas, compartilhamento de tela, ferramentas de desenho, além de funções para gravar e transcrever as conferências em vídeo.

Com três opções de planos para assinar, o GoToMeeting permite fazer reuniões com até 250 pessoas, no máximo. Quem quiser testar o produto pode usá-lo por 15 dias de graça em qualquer plataforma, seja Windows, Linux, macOS, Chrome OS, Android ou iOS.

Planos e preços:

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Plano Preço mensal Recursos
Professional US$ 14 por usuário Reuniões para até 150 pessoas.
Business US$ 16 por usuário Reuniões para até 250 pessoas;

Gravações ilimitadas na nuvem;

Transcrição e anotações;

Compartilhamento de teclado e mouse;

Coorganizadores;

Compartilhamento de teclado e mouse;

Ferramentas de desenho.
Enterprise Negociável Reuniões para até 250 pessoas;

Gravações ilimitadas na nuvem;

Transcrição e anotações;

Compartilhamento de teclado e mouse;

Coorganizadores;

Compartilhamento de teclado e mouse;

Ferramentas de desenho;

Link InRoom;

Gerente de Sucesso do Cliente;

Integração e treinamento.

Aplicativos de chat

Slack

Slack
Foto: Stephen Phillips/Unsplash / Tecnoblog

O Slack é um dos mais populares aplicativos de chat para empresas. A plataforma permite centralizar e organizar todas as equipes em canais de texto abertos ou privados. Também é possível conversar com pessoas por voz e vídeo, se preferir.

Para funcionar por completo, o Slack depende das integrações com os mais de 2.200 aplicativos, desde suites de escritório, como o próprio Google Workspace, até serviços de armazenamento na nuvem e calendários compartilhados. Para fazer reuniões por vídeo com muitas pessoas, por exemplo, ainda é preciso assinar uma plataforma de terceiros, como o Zoom.

Planos e preços:

Plano Preço mensal Recursos
Gratuito Não tem Acesso a 10 mil mensagens;

10 integrações com apps de terceiros;

Chamadas individuais de vídeo e voz.
Pro US$ 4 por usuário Histórico completo de mensagens;

Integrações ilimitadas com apps de terceiros;

Chamadas de voz e vídeos com até 15 pessoas;

Colaboração segura com pessoas fora do Slack.
Business+ US$ 7,50 por usuário Recursos do plano Pro, mais:

Gerenciamento avançado de identidades.

Suporte 24 horas;
Enterprise Grid Negociável Recursos dos planos Pro e Business+, mais:

Enterprise Key Management e a compatibilidade com a HIPAA;

Suporte para até 500 mil usuários;

Administração otimizada com controles centralizados e políticas personalizáveis;

Suporte exclusivo.

Discord

Discord
Foto: Divulgação/Discord / Tecnoblog

Apesar de ser um aplicativo de chat voltado para gamers, o Discord pode ser bastante útil para empresas. Assim com o Slack, o software permite criar canais para reunir equipes. A diferença do Discord é a possibilidade de manter salas de voz abertas, onde funcionários podem entrar para conversar em tempo real a qualquer momento.

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O Discord oferece uma experiência bem mais casual que o Slack. Isso faz com que o dia a dia dos funcionários se pareça mais com a rotina de trabalho presencial em escritório. A plataforma ainda oferece diversos bots que podem ser configurados para fazer integração com aplicativos de terceiros.

Planos e preços:

Plano Preço mensal Recursos
Gratuito Não tem Histórico ilimitado de mensagens;

Compartilhamento de tela;

Chamadas de voz e vídeo em grupo;

Criação de servidores;

Upload de arquivos com até 8 MB.
Nitro Classic R$ 12,49 Recursos do plano gratuito, mais:

Perfil com tag personalizada, avatar animado e emblema Nitro;

30% de desconto em impulso de servidor;

Emojis animados e personalizados;

Upload de arquivos com até 50 MB;

Compartilhamento de tela até 1080p até 60 FPS.
Nitro R$ 20,83 Recursos do plano gratuito e Nitro Classic, mais:

Múltiplos perfis;

Mais fundos para videochamadas;

Acesso a figurinhas especiais;

2 impulsos grátis de servidor;

Status personalizado;

Upload de arquivos com até 100 MB;

Mensagens com até 4.000 caracteres;

Dobro de número de servidores.

E-mail com domínio personalizado

Proton Mail

Proton Calendar no computador
Foto: Divulgação/Proton / Tecnoblog

Para quem busca um serviço de e-mail profissional, o Proton Mail é uma das opções mais seguras do mercado. Com criptografia de ponta a ponta, a plataforma oferece até 15 endereços de e-mail por usuário, com domínio customizável. Além disso, todas as pessoas ganham 500 GB de armazenamento na nuvem no Proton Drive.

O maior destaque do Proton Mail é a preocupação com a segurança dos usuários. A empresa garante política de zero logs, mensagens criptografadas, e-mail que se autodestroem e autenticação em dois fatores. Além disso, o aplicativo do Proton Mail permite migrar informações e contatos de outras plataformas, como Gmail e Outlook.

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Planos e preços:

Plano Preço mensal Recursos
Mail Essentials US$ 7,99 por usuário 15 GB de armazenamento em nuvem;

10 endereços de e-mail por usuário;

Pastas, marcadores e filtros ilimitados;

Suporte para 3 domínios de e-mail personalizados;

Gerenciamento de grupos de contatos;

Proton Calendar.
Business US$ 12,99 por usuário 500 GB de armazenamento em nuvem;

15 endereços de e-mail por usuário;

Pastas, marcadores e filtros ilimitados;

Suporte para 10 domínios de e-mail personalizados;

Gerenciamento de grupos de contatos;

Proton Calendar;

Proton Drive;

Proton VPN.
Enterprise Negociável Recursos do plano Business, mais:

Armazenamento em nuvem ilimitado.

GoDaddy

GoDaddy
Foto: Divulgação/GoDaddy / Tecnoblog

O GoDaddy é uma opção mais tradicional e simples para quem quer ter um e-mail corporativo. Com o serviço, é possível hospedar sites e criar domínios customizáveis sem pagar caro por isso. A plataforma é bastante útil para pequenos negócios e empreendedores que desejam alavancar seus negócios na internet.

Contudo, o GoDaddy não é a melhor alternativa ao G Suite, visto que o atual Google Workspace é muito mais confiável para empresas de grande porte. O serviço também não oferece de forma nativa armazenamento na nuvem integrado, nem função de calendário compartilhado.

Planos e preços:

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Domínio Preço anual
.shop R$ 10,72
.com.br R$ 29,99
.biz R$ 60,99
.xyz R$ 39,99
.com ‪R$ 10,72
.io ‪R$ 161,58‬
.art R$ 26,89
.site R$ 10,72

Serviços de armazenamento na nuvem

Box

Box
Foto: Divulgação/Box / Tecnoblog

O Box é um dos serviços de nuvem que oferece a maior quantidade de integrações com outros aplicativos de produtividade e comunicação. Vale destacar as conexões com plataformas empresariais, como Slack, Zoom, Adobe, Salesforce, Oracle NetSuite, Quip e os próprios Google Workspace e Microsoft 365.

O serviço também oferece o Box Edit, uma extensão para navegadores que permite editar qualquer arquivo guardado na nuvem usando os softwares instalados no PC. Nos planos para empresas, o Box permite ter armazenamento ilimitado para todos os usuários.

Planos e preços:

Plano Preço mensal Recursos
Grátis Não tem 10 GB de armazenamento em nuvem
Business Starter US$ 7 por usuário 100 GB de armazenamento em nuvem
Business US$ 20 por usuário Armazenamento em nuvem ilimitado
Business Plus US$ 33 por usuário Armazenamento em nuvem ilimitado
Enterprise US$ 47 por usuário Armazenamento em nuvem ilimitado
Enterprise Plus Negociável Armazenamento em nuvem ilimitado

Dropbox

Dropbox
Foto: Divulgação/Dropbox / Tecnoblog

Assim como o Box, o Dropbox também oferece armazenamento ilimitado, porém somente no plano mais caro — o Advanced. As maiores vantagens da plataforma são o Dropbox Passwords, que guarda senhas de forma segura, e o Dropbox Transfer, que permite enviar arquivos grandes para pessoas fora da plataforma.

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O Dropbox conta com várias integrações com aplicativos empresariais e de uso pessoal. Assim, é possível guardar arquivos no armazenamento em nuvem de forma automática. Apesar de só oferecer espaço ilimitado no plano mais avançado, que custa US$ 288 por ano, o preço é mais baixo que o plano topo de linha do Box (US$ 420 por ano).

Planos e preços:

Plano Preço mensal Recursos
Grátis Não tem 2 GB
Standard US$ 15 por usuário 5 TB de armazenamento compartilhado
Advanced US$ 24 por usuário Armazenamento em nuvem ilimitado
Enterprise Negociável Armazenamento em nuvem ilimitado

Calendário compartilhado e notas

Calendly

Calendly
Foto: Divulgação/Calendly / Tecnoblog

O Calendly é o melhor serviço de calendário compartilhado para empresas. Ele permite agendar, preparar e acompanhar reuniões e tarefas de forma unificada. O software pode ser sincronizado com diversos e-mails para oferecer os melhores horários na hora de marcar um compromisso na agenda.

Como diferencial, o Calendly oferece funções automatizadas, como notas de agradecimento e agendamento de reuniões com apenas alguns cliques. Ainda é possível selecionar o local em que o compromisso irá acontecer, seja ele virtual ou no mundo real. Quem quiser testar o aplicativo, pode experimentar de graça todas as funções durante 15 dias.

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Planos e preços:

Plano Preço mensal Recursos
Gratuito Não tem 1 conexão de calendário por pessoa;

1 tipo de evento ativo ao mesmo tempo;
Teams US$ 20 por usuário 6 conexões de calendário por pessoa;

Integração com calendários do Google, Office 365, Outlook e iCloud

Número ilimitado de eventos ativos ao mesmo tempo;

Reuniões um-a-um ilimitadas;

Criação de eventos em grupo;

Automatização de convites;

Automatização de workflows.
Enterprise Negociável 6 conexões de calendário por pessoa;

Integração com calendários do Google, Office 365, Outlook e iCloud

Número ilimitado de eventos ativos ao mesmo tempo;

Reuniões um-a-um ilimitadas;

Criação de eventos em grupo;

Automatização de convites;

Automatização de workflows.

Evernote

Evernote
Foto: Divulgação/Evernote / Tecnoblog

Um recurso do Google Workspace que pode passar despercebido é a função de guardar notas. Uma boa alternativa ao G Suit é o Evernote, que permite organizar diversas ideias de maneira inteligente em um único aplicativo. Apesar de ser desenvolvido com foco no uso pessoal, o software também funciona de forma colaborativa em equipes.

A grande vantagem do Evernote é a sincronização das notas entre diferentes versões do aplicativo. Dá para criar um documento no computador e acessá-lo no celular, sem problemas. Ainda é possível sincronizar o programa com Google Agenda, Slack e Microsoft Teams, além de gerenciar tarefas entre funcionários.

Planos e preços:

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Plano Preço mensal Recursos
Gratuito Não tem Sincronização em até 2 dispositivos;

60 MB de uploads mensais;

Notas com até 25 MB;

Autenticação em dois fatores.
Teams R$ 24 por usuário Sem limite de dispositivos;

Integração com aplicativos de terceiros;

Função de salvar e-mails;

Conexão com o Google Drive;

Conexão com a Google Agenda;

Alternar entre contas;

Prazos, lembretes e notificações em tarefas;

Exportação de cadernos como PDF;

Criar spaces para centralizar o conhecimento e informações da equipe;

Ativar o acesso único;

Ver o histórico de atividade dos usuários.

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