Síndrome do pânico atinge famosos; como tratar?

Ana Clara, Rafa Kalimann e outros famosos enfrentam esse transtorno de ansiedade

Foto: Foto: Reprodução/Instagram@rafakalimann

Ana Clara

Apresentadora da "Rede BBB" e agora também do "Túnel do Amor", Ana Clara revelou que foi diagnosticada com síndrome do pânico no final de 2022.

Foto: Reprodução/ Instagram @anaclaraac

Tudo em todo lugar ao mesmo tempo

"Acho que isso aconteceu porque foi tudo ao mesmo tempo para eu administrar. E de uma vez só. Estou me cuidando. Tenho psicóloga, médicos e amigos que estão comigo para amparar", disse a jovem de 26 anos à coluna de Patrícia Kogut, do jornal "O Globo", sem especificar o que estava vivendo.

Foto: Reprodução/ Instagram @anaclaraac

Rafa Kalimann

Cerca de um mês atrás foi a vez da também apresentadora e influenciadora digital Rafa Kalimann falar do mesmo problema. Ela contou no "Domingão com Huck" que enfrenta o quadro há cinco anos e viu a doença intensificar na virada do ano.

Foto: Reprodução/ Instagram @rafakalimann

Pressão e visibilidade

Em comum, as duas têm o trabalho midiático e nas redes sociais, sempre sob o julgamento do público. Ambas ressaltam ter acompanhamento médico, essencial para controlar o problema.

Foto: Gian Cescon/ Unsplash

Gabi Martins

Gabi Martins, de 26 anos, contou que o gatilho para suas crises de pânico e ansiedade surgiram em meio ao relacionamento e término com Lincoln Lau.  "Vivi um período muito difícil, mas com ajuda da minha psicóloga, minha psiquiatra e remédios consegui amenizar esse processo”, disse a cantora, que descobriu que seu ex estava tendo um caso com Kamille Millane, o que motivou o término do casal.

Foto: Imagem: Reprodução/@gabimartins

Doença sem cura

A síndrome ou transtorno do pânico (TP) se caracteriza pela ocorrência de episódios repentinos e intensos de medo, mal-estar e até desconforto físico. Os sintomas durante uma crise podem ser falta de ar, pressão no peito, aceleração dos batimentos cardíacos, medo de morrer, entre outros.

Foto: Joice Kelly/ Unsplash

Tratamento multidisciplinar

Como se trata de uma doença multifatorial, o tratamento precisa ser multidisciplinar. As psiquiatras Jaqueline Bifano e Julia Trindade destacam o acompanhamento com psicólogo e psiquiatra, que pode prescrever ansiolíticos, antidepressivos e terapia cognitivo-comportamental.

Foto: PriscillaDuPreez/ Unsplash

Atividade física é essencial

Praticar um exercício físico regularmente também é indispensável para quem sofre com transtornos de ansiedade. Rafa, por exemplo, tem participado da "Dança dos Famosos" e reconhece como a atividade tem apresentado benefícios ao longo de seu tratamento.

Foto: Reprodução/ TV Globo

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Pixabay