Quem é Ângela Leal, a primeira Maria Bruaca de Pantanal?

Saiba mais sobre a atriz que interpretou a personagem na novela de 1990

Foto: Reprodução

Origens

Ângela Leal nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de dezembro de 1947. Grande atriz, dedicou-se a papéis de mulheres fortes e batalhadoras.

Foto: Reprodução

Global

Sua carreira dividiu-se entre o cinema e a televisão. Em 1970, ela ingressou na Rede Globo ao ser chamada para um papel na novela “Irmãos Coragem”.

Foto: Facebook

Trajetória

Ainda na Rede Globo, ela participou de diversas produções marcantes como "O Homem que Deve Morrer", "Selva de Pedra", "O Semideus", "Gabriela", "Vejo a Lua no Céu" e "Escrava Isaura", entre outras.

Foto: Reprodução IMBD

Record

Em 2013 a atriz esteve no remake de "Dona Xepa", exibido pela Record, e encantou ao interpretar a personagem principal da trama.

Foto: Divulgação Rede Record

Bruaca 1990

Em bate-papo com a atriz Isabel Teixeira, a Bruaca da nova versão de "Pantanal", Ângela afirmou que o machismo predominava na época em que a novela original foi levada ao ar. “Bruaca virou nome pejorativo, até de preconceito estrutural”, disse.

Foto: Reprodução

Família

É notório que a arte está no sangue da família. Ângela é mãe de Leandra Leal, também atriz, que teve o seu primeiro trabalho de destaque na TV na novela "Explode Coração".

Foto: Reprodução Instagram

Politizada

Um de seus maiores interesses é o resgate histórico e cultural. A atriz sempre ressalta sua luta contra a censura durante a ditadura militar, para manter o teatro da família aberto.

Foto: Reprodução TV Globo

Aposentadoria

Em 2020, a atriz anunciou a sua aposentadoria como atriz, após perder um patrocínio do Teatro Rival.

Foto: Divulgação

Terra Nós

Conteúdo de diversidade, feito por gente diversa.

Foto: Reprodução