Qual a diferença entre trans e travesti?

Autodeclaração da comunidade é mais relevante do que termos e rótulos

Foto: iStock

Trans

É um termo amplo que engloba identidades de gênero não cis. Cisgênero é a palavra usada para descrever a pessoa que se identifica com o sexo biológico que lhe foi atribuído ao nascer.

Foto: iStock

Transexual

Termo pautado pela ciência para designar as pessoas que não se identificam com o sexo biológico do nascimento. Inicialmente, o transexualismo foi tratado como transtorno psicológico - por isso "transexual" é uma expressão que foi caindo em desuso.

Foto: iStock

Transgênero

Termo mais adotado pelos movimentos sociais de direitos LGBTQIA+ por não dar uma carga patológica em relação à identidade. Em geral a comunidade prefere só a abreviação adotando, por exemplo, as expressões "mulher trans", "homem trans" e "pessoas trans".

Foto: iStock

Travesti

A palavra, originada na América Latina, por décadas foi empregada de forma pejorativa para se referir às pessoas transfemininas que se prostituíam. Hoje, se autodeclarar travesti tem um significado político de posicionamento e empoderamento. E sempre se usa A travesti.

Foto: iStock

Cirurgias

Embora a ciência tenha colocado por muito tempo a redesignação de gênero para diferenciar as travestis das mulheres trans, atualmente esse critério não faz o menor sentido. Submeter-se ou não à modificação corporal não é relevante para a autodeclaração. A escolha de se identificar ou não com um gênero depende da própria pessoa.

Foto: iStock

Outras identidades

As pessoas trans se subdividem em outros tipos além de homem ou mulher trans ou travesti, com gênero fluido, bigênero e agênero, entre outros.

Foto: iStock

Autodeclaração

Infelizmente, ainda prevalecem marcadores sociais para que a sociedade defina equivocadamente, por exemplo, as trabalhadoras sexuais como travestis e atrizes e artistas como mulheres trans. Importante ressaltar: a autodeclaração, ou seja, a forma como a própria pessoa se define, é fundamental.

Foto: iStock

Fonte

As informações foram passadas por Ísis Gois, pesquisadora, docente em Sexualidade Humana e voluntária do Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assistência à Pessoa Trans Professor Roberto Farina da Unifesp.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock