9 frases de Maria Bruaca para inspirar as mulheres

Personagem de Isabel Teixeira tem dado um show de empoderamento em "Pantanal"

Foto: Divulgação TV Globo

“Bruaca é sua mãe, que te botou no mundo!”

A frase fez o público vibrar por mostrar, enfim, a tomada de consciência da personagem em relação aos abusos nas mãos do marido.

Foto: Divulgação TV Globo

"Eu tô viva de novo"

Depois de descobrir a traição do marido, Mary Bru (apelido carinhoso nas redes sociais) passa a olhar a vida sob uma nova perspectiva. De roupa e tudo, ela se joga no rio para celebrar a nova fase.

Foto: Divulgação TV Globo

"O choro é meu, choro quando eu quiser"

Deslegitimar o sofrimento da mulher é uma tática recorrente entre abusadores. Maria Bruaca não deixou barato ao ser confrontada.

Foto: Reprodução TV Globo

"Juízo eu tive a vida inteira. Agora eu quero é ter prazer"

A declaração, feita ao peão Levi (Leandro Lima), revelou a redescoberta do próprio corpo e da libido, antes relegados a segundo plano na união com Tenório (Murilo Benício).

Foto: Divulgação TV Globo

"Homem pode tudo. Só quem peca aos olhos de Deus é a mulher"

Em conversa com a filha, a personagem refletiu, de modo simplório mas muito pertinente, sobre como as atitudes femininas e masculinas são julgadas de modo distinto.

Foto: Divulgação TV Globo

"A boia tá lá no fogão, se você quiser, você esquenta"

Ao recusar a esquentar o almoço de Tenório, como sempre fez, Maria Bruaca colocou em perspectiva a injusta divisão de tarefas domésticas que ocorre em muitos lares - com a mulher no papel de "serviçal" 100% do tempo.

Foto: Reprodução TV Globo

“Não quero. Não sei se um dia eu quis"

Acostumada a "servir" o marido na cama, Maria negou sexo a Tenório de um jeito bem direto, pontuando nas entrelinhas que transar por obrigação não sustenta nenhum relacionamento.

Foto: Reprodução TV Globo

"Fivela de respeito"

A frase de duplo sentido para atiçar Alcides (Juliano Cazarré) virou meme e disparou a torcida para o romance. Submissa e reprimida há anos, Maria decidiu ser dona da própria história e abrir o jogo sobre seus desejos.

Foto: Divulgação TV Globo

"Não era isso que ‘ocê’ queria? Que a sua mãe deixasse de ser trouxa?"

A pergunta foi feita para questionar o discurso libertário e feminista de Guta (Julia Dalavia) - excelente na teoria. Maria Bruaca quis mostrar à filha que a liberdade se constrói na prática, mesmo com revolta e tropeços.

Foto: Reprodução TV Globo

Terra Nós

Conteúdo de diversidade, feito por gente diversa

Foto: Divulgação TV Globo