Turismo Roteiros  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo, de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
ILHA GRANDE

As ruínas do período colonial

Leia mais
  Introdução
  Vila do Abraão
  Praia das Palmas e Lopes Mendes
  Caxadaço
  As ruínas do período colonial
  Lagoa Azul
  Papagaio e Feiticeira
  Dois Rios
  Como chegar à Ilha Grande
  Onde ficar
  Onde comer
  Confira a galeria de fotos
 
Caminhando apenas 20 minutos a partir da vila do Abraão, é possível conhecer pontos históricos dos tempos de Dom Pedro II na Ilha Grande. O Lazareto, uma espécie de hospital para imigrantes que contraíam doenças durante as viagens de navio, foi construído em 1886 por ordem do imperador.

Hoje tranformado em ruínas, o centro médico foi muito importante para o desenvolvimento do Abraão e possuía restaurantes, laboratório bacteriológico, enfermaria e farmácia, além de belos jardins. O Lazareto atendeu cerca de 4,2 mil embarcações até 1913, quando foi desativado. Apenas em 1939 sofreu uma reforma e se transformou em colônia penal, para abrigar os presos comuns que até então estavam no presídio de Dois Rios. Em 1954 o Lazareto foi demolido por ordem do então governador do Rio de Janeiro, Carlos Lacerda.

O aqueduto, uma espécie de duto que levava água das montanhas até o Lazareto, foi construído em 1889 e tinha uma vazão de mil litros por hora. Na caminhada até esses pontos históricos, o turista ainda pode conhecer a praia Preta, com águas calmas e areia macia e preta.

Paulo Franco / Redação Terra

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade