Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
SANTA CATARINA

Comunidade da Praia do Saquinho abre mão da vida moderna

Agência RBS
Local reúne grande variedade de folhagens e plantações
Para chegar à praia do Saquinho, localizada no sul da ilha de Santa Catarina, é necessário uma caminhada que exige um bom preparo físico. Mas a paisagem deslumbrante acaba emocionando e chamando a atenção de qualquer um. Do alto do morro, por exemplo, é possível ver as praias da Solidão e Pântano do Sul, e as ilhas Moleques do Sul e Três Irmãs. Como se não bastasse, no caminho, encontramos orquídeas, bromélias, coqueiros, quaresmeiras e muitas outras folhagens e plantas, sem falar nas borboletas que dão um colorido especial à paisagem.

A praia do Saquinho reúne uma comunidade que ainda abre mão dos confortos da vida moderna. De tecnologia, somente o telefone celular, único elemento de ligação dos moradores do local. Nada de aparelho de TV, já que o único tipo de energia é o gás, transportado no lombo de cavalos e mulas. São duas épocas movimentadas: na temporada de verão e no mês de maio, quando ocorre a Festa de Santa Cruz.

Quem não se importar de estender a caminhada - por mais quatro horas -pode chegar até a praia dos Naufragados. Além de ser cansativa, a trilha não é lá muito segura - tem até cobras. Mas o esforço compensa. Uma das atrações é o Pastinho, uma ponta de terra coberta por grama que avança no mar. Tem um visual inesquecível. Também é possível ir de barco, a partir do Pântano do Sul. Basta negociar o preço com os pescadores.

SERVIÇO

ONDE FICA: a 32,5 quilômetros ao sul do centro de Florianópolis
COMO CHEGAR: é necessário seguir até Pântano do Sul e virar à direita, no acesso para o Balneário dos Açores. Passar Açores e ir até a Costa de Dentro. Na lanchonete La Bodeguita, o visitante deve dobrar à esquerda e, na primeira rua, à direita. Subir a estrada de chão que dá acesso à praia da Solidão (Rio das Pacas). No último bar, depois de atravessar a ponte de madeira seguir por uma trilha por aproximadamente um quilômetro e meio

Zero Hora/Agência RBS

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade