Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
PARANÁ

Ilha do Mel é santuário natural

Canário e Rondelli
Para proteger esse santuário natural, a maior parte da Ilha foi transformada em reserva ecológica. Um fato curioso é que a ilha pode ser dividida em duas. A parte maior, aproximadamente três quartos do total, é plana, com vegetação de mangue, sem praia e é habitada somente na localidade denominada Fortaleza. A parte menor tem um lado voltado para o Oceano Atlântico, com praias de ondas fortes e cercadas por costões rochosos. Do outro lado, protegida das ondas, é onde encontramos abrigo para os barcos e maior concentração de pessoas e por sua vez bares, pousadas e restaurantes.

Na localidade de Nova Brasília um intenso fenômeno de erosão já derrubou dezenas de casas. Em maio de 1996, durante uma forte maré, o frágil cordão de areia (20 metros) que separa a parte maior da menor foi invadida pelas ondas que dividiram a Ilha do Mel em duas.

A parte menor, rochosa, a Ilha do Mel integrou o continente a milhares de anos, tornando-se uma ilha a medida em que o mar foi subindo (transgressão). A parte maior, plana e arenosa, foi sendo construída na medida que as correntes marítimas depositavam ali tanto os sedimentos que vinham dos rios que desciam a Serra do Mar para desaguar na Baia de Paranaguá como também no Oceano Atlântico.

Na ilha não existem carros e a caminhada é o meio de locomoção mais usada. Uma trilha que vai da Praia da Encantada até Nova Brasília pela parte oceânica é obrigatória. São menos de 6 km de trilhas já definidas passando pelo Farol Pequeno, pela gruta, Praia de Fora, do Miguel, Grande, Farol das Conchas até Nova Brasília. Pelo trajeto é possível encontrar água que desce das nascentes. Não é aconselhável fazer o trajeto Nova Brasília té Encantadas pela parte interna a pé, já que o itinerário é composto por mangues e rochas submersas. A ilha é bastante freqüentada por surfistas, já que a parte oceânica proporciona boas ondas.

DICA - Para chegar, o ideal é ir para Paranaguá até Pontal do Sul de carro por estradas asfaltadas e dali pegar um barco até Nova Brasília (uma espécie de capital da ilha) em 30 minutos ou Praia das Encantadas em 25 minutos. Os barcos partem normalmente pela manhã (8 horas) e a tarde (17 horas).

Zero Hora/Agência RBS

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade