Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
PARAÍBA

Tambaba é o paraíso dos naturistas

Grandes cavernas, piscinas naturais, vastos coqueirais e falésias gigantescas compõem o cenário de Tambaba, praia do município do Conde, que se tornou mundialmente conhecida por ser a primeira do Nordeste destinada oficialmente à prática do naturismo. Esse santuário ecológico, que fica a 40 quilômetros da capital da Paraíba, João Pessoa, é cercado por matas com árvores de grande porte e inclui um impressionante labirinto de areia multicolorida, resultado da erosão nas falésias. Todos os anos, o local recebe milhares de adeptos do nudismo, mas reserva espaço também para os visitantes que preferem conhecer este paraíso vestidos.

O naturismo já era praticado nas praias selvagens pelos nativos na região, mas foi oficializado apenas em 1989. Atualmente, Tambaba é dividida em duas áreas distintas. Uma é reservada exclusivamente às pessoas que quiserem desfrutar esse paraíso completamente nuas, e a outra destina-se às pessoas que não abrem mão das roupas de banho. Uma placa de condutas na área de nudismo alerta que as regras para a permanência no local são rigorosas. É proibido, por exemplo, entrada de homens desacompanhados, fotografar e filmar sem autorização dos naturistas, praticar atos de caráter sexual ou obscenos, agir de maneira desrespeitosa e agressiva ou deixar lixo de qualquer espécie na praia. A fiscalização é feita pelos representantes das entidades naturistas que cuidam da área.

Tambaba não tem grandes hotéis. A opção para os turistas são pequenas pousadas em estilo rústico espalhadas pela região, uma delas inclusive dentro da área naturista. Elas são equipadas com luz e telefone. O lugar também conta com restaurantes. A melhor época para visitar a praia é entre outubro e maio, quando a temperatura é mais alta e o mar tem uma cor mais bonita. Nos meses de inverno, a chuva dificulta um pouco o acesso a Tambaba, já que os nove quilômetros que ligam o local à Jacumã são de areia batida, e o trânsito na estrada fica mais difícil.

SERVIÇO

ONDE FICA: a 40 quilômetros de João Pessoa

COMO CHEGAR: o acesso é pela BR-101, seguindo depois pela rodovia PB-108 até a cidade do Conde (placas na estrada orientam o caminho). Logo depois do centro do município, chega-se a Jacumã, a praia mais freqüentada pelos paraibanos, de onde um trecho de nove quilômetros não-pavimentados leva a Tambaba. É possível alugar um carro em João Pessoa ou pegar um ônibus até Jacumã, seguindo a pé pela beira do mar

INFRA-ESTRUTURA: conta com pousadas com luz e telefone, bares e restaurantes

INFORMAÇÕES: Centro de Informações Turísticas (083) 226-7078 ou (0xx83) 247-1844

Zero Hora/ Agência RBS

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade